No mês de Julho


Biblioteca saiu à praça
Durante o mês de Julho, a Biblioteca Municipal da Póvoa de Lanhoso marcou presença na Praça Engenheiro Armando Rodrigues. De acordo com a autarquia, “cerca de 675 jovens e crianças de diversas instituições do concelho passaram pela “Biblioteca na Praça”, que esteve na Praça Eng. Armando Rodrigues, na vila, durante o mês de Julho. Para além destas pessoas, estima-se que tenham sido cerca de quatro centenas os Povoenses ou transeuntes, de todas as idades, que também se associaram, por iniciativa deles e de alguma maneira, a esta proposta da Biblioteca Municipal”.
Segundo Fátima Moreira, vereadora da Cultura, a iniciativa inscreve-se numa estratégia mais alargada que tem no horizonte a construção de raiz de uma nova Biblioteca Municipal, no âmbito do Fórum Municipal, e cujo contrato de financiamento pelo QREN, que envolve montantes globais de 1 milhão 860 mil euros, foi assinado recentemente.
“Ao trazermos a Biblioteca para fora do seu espaço habitual, pretendemos divulgar a sua existência, a sua polivalência e os seus serviços, bem como cativar novos públicos, tendo em conta que vamos construir uma nova Biblioteca Municipal de Rede Pública”, frisou a edil.
“O espaço ao ar livre para “A Biblioteca na Praça” foi convidativo pa-ra que as pessoas parassem por momentos, deleitando-se com a leitura de um livro ou com a leitura de jornais. O objectivo foi cativar leitores, tornar a leitura mais atraente, oferecer um espaço de leitura agradável, mostrando, desta forma, que qualquer local é bom para ler e que a biblioteca está onde nós quisermos”, refere a autarquia.
Os mais jovens puderam ainda desfrutar de várias iniciativas voltadas para a sua faixa etária.
A hora do conto, histórias animadas, jogos, face painting, moldagem de balões, trabalhos manuais, entre outros, foram algumas das actividades realizadas para os mais jovens.
De acordo com os responsáveis da autarquia, a iniciativa superou em muito as expectativas.