Póvoa de Lanhoso


Unidade de Saúde Familiar já entrou em obras
A Unidade de Saúde Familiar (USF) Terras de Lanhoso está, temporariamente, instalada nas antigas instalações do SAP, vulgarmente chamadas de Urgências, do Centro de Saúde. A deslocalização dos serviços, desde a passada segunda-feira, prende-se com a realização de obras naquele espaço, intervenção essa que já tinha sido anunciada aquando da sua criação, no início do ano.
O espaço que agora acolhe aqueles serviços é reduzido, pelo que serão vários os constrangimentos com que se deparam utentes, clínicos e pessoal afecto à USF.
As obras, algumas delas exigidas por lei, que devem estender- -se por um período aproximado de quatro meses, vão dotar a USF de excelentes condições e proporcionar uma resposta mais pida e de melhor qualidade a todos os utentes. Até lá, os responsáveis da USF apelam à compreensão de todos os utentes.
Com a necessidade, obrigatória e imperiosa de obras, os serviços, que integram oito médicos, oito enfermeiros e seis enfermeiros clínicos, passaram para a ala ocupada anteriormente pelo SAP, um espaço que apenas dispõe de quatro consultórios médicos. Com as férias de alguns dos médicos, em Agosto e Setembro, a situação é facilmente resolvida mas os constrangimentos serão ainda maiores quando todos os clínicos estiveram ao serviço, uma vez que aquele espaço não dispõe de condições para que os mesmos possam estar a trabalhar ao mesmo tempo. Dividir tarefas poderá ser uma das formas para solucionar o problema.
Evitar situações que podem ser adiadas por algum tempo poderá ser uma das formas dos utentes colaborarem com os responsáveis da USF. Contudo, há peque-nos aspectos que podem contribuir para que não haja uma grande aglomeração de pessoas naquele espaço. A marcação de consultas por telefone, através do número 253 639 670, ou via e-mail, através da e-agenda e comparecer à consulta apenas 15 minutos antes da hora marcada podem ser duas das formas de facilitar o trabalho dos clínicos e pessoal afecto à USF. A renovação da medicação poderá ser solicitada junto dos serviços, não necessitando, para isso, de marcar uma consulta.
A compreensão dos utentes é, pois, fundamental. A falta de espaço irá condicionar as respostas da USF. Com a intervenção que está a ser levada a cabo, a USF dará uma melhor e mais rápida resposta a todos os utentes.