Peregrinação Internacional a Roma 2O1O


Acólitos do baixo concelho foram a Roma
Comemorou-se, nos dias 3 e 4 de Agosto, os 50 anos do CIM, “Coetus Internationalis Ministrantium”, em Português, “União Internacional dos Acólitos”. O CIM é uma coligação de responsáveis pelos serviços dos acólitos a vel europeu. Neste ano, o CIM festejou o quinquagésimo aniversário, onde o objectivo principal do CIM, é desenvolver o trabalho pastoral com os acólitos, dar ajudas e apoios ao seu serviço e manter o diálogo a nível internacional. “Beber na verdadeira fonte” foi o lema deste ano. Dos 55 mil acólitos presentes, 45 mil eram oriundos da Alemanha. Portugal, ainda assim, conseguiu estar representado por 99 acólitos: dois grupos da Diocese de Lisboa, três do Porto e um grupo da Diocese de Braga, do Arciprestado da Póvoa de Lanhoso.
Na terça-feira à tarde, dia 3 de Agosto, os participantes reuniram-se na Praça de S. Pedro, lembrando a vida de São Tarcísio que, com o seu grande amor à Eucaristia, é sempre um exemplo para todos. Uma estátua de São Tarcísio, realizada pelo artista suíço Bernhard Lang, foi uma das novidades deste ano. Aquela obra, oferecida ao Santo Padre numa audiência com todos os acólitos na Praça de S. Pedro irá ser colocada junto às Catacumbas de S. Tarcísio.
No segundo dia do encontro, quarta-feira, dia 4, onde os mais de 55 mil acólitos marcaram presença Praça de S. Pedro para a audiência com o Santo Padre. Neste encontro, o responsável máximo da Igreja Católica lembrou o lema da peregrinação “Beber na verdadeira fonte”, que nos ajuda a aprofundar e a festejar a nossa fé.
De referir, que D. Anacleto Oliveira, o novo Bispo da Diocese de Viana do Castelo e presidente da Comissão Episcopal da Liturgia, acompanhou os acólitos nesta peregrinação, marcando o início deste encontro com a celebração da Eucaristia na Igreja de Stº António dos Portugueses, na terça-feira, da parte de manhã.
Os quinze acólitos do Arciprestado da Póvoa de Lanhoso, oriundos das paróquias de Geraz do Minho, Monsul e São João de Rei, juntamente com o seu pároco, Padre Marco Gil, participaram este ano, sendo o corolário de várias participações a nível nacional do encontro de acólitos, onde procuraram rezar as palavras do Sl 62, 2-3: Senhor, sois o meu Deus: desde a aurora vos procuro. A minha alma tem sede de vós. Por vós suspiro, como terra árida, seuiosa, sem água. Quero contemplar-Vos no Santuário, para ver o vosso poder e a vossa glória. “Esse Santuário, para nós, é Cristo morto e ressuscitado – a verdadeira fonte de que iremos beber”.