Friande

População celebra Senhora da Ajuda
Apesar de Luís Filipe Reis ser a figura de cartaz das festas em honra de Nossa Senhora de Ajuda, que se realizaram de 6 a 9 de Agosto, na freguesia de Friande, os cantares ao desafio com Maria Celeste e Carlos Ribeiro mereceram os elogios de muitos dos habitantes e emigrantes daquela freguesia.
Nos últimos anos, a freguesia de Friande tem apresentado grandes artistas nas suas festas em honra de Nossa Senhora da Ajuda, igualando e muitas vezes ultrapassando muitas das festas do concelho.
No passado domingo, dia 8, principal dia de festa, as atenções estiveram voltadas para os actos religiosos. De manhã, teve lugar a eucaristia solene, pelas 10h30, e, à tarde, a pregação e a majestosa procissão. Apesar da pregação, que antecedeu a majestosa procissão, estar prevista para as 15 horas, a mesma só teve lugar mais de 30 minutos depois, devido à permanência de um camião na frente da capela de Nossa Senhora da Ajuda.
O camião, que pertencia ao conjunto que iria actuar na noite daquele dia, foi ali deixado pelos seus responsáveis, que se ausentaram do local para almoçar.
Após contactos realizados pelos elementos da comissão de festas, o camião foi retirado do local, possibilitando o início dos actos religiosos.
No final da pregação no domingo à tarde, seguiu-se a procissão, na qual se incorporaram vários andores e figuras alegóricas.