Brunhais

Idosa preocupada com mato
Com 74 anos, e a viver com um filho surdo-mudo, Clementina Silva mostra-se preocupada com o mato localizado no terreno próximo da sua habitação, no Alto de Leiradela, em Brunhais.
“O proprietário do terreno por baixo da minha casa já roçou todas as ervas mas, da parte de cima, no monte, o proprietário prometeu que ia roçar mas até agora ainda não o fez”, disse a idosa, mostrando-se preocupada com a situação. Naquele dia, um pouco mais à frente, lavrava um incêndio numa zona de mato e esse facto afligiu ainda mais a idosa, que mostrou receio que a sua habitação possa ser devorada pelas chamas.
Pelo facto de não saber ler, é um vizinho quem a ajuda, tendo o mesmo se deslocado à Câmara Municipal, por diversas ocasiões, e à GNR, para dar conta da situação. Segundo informações recolhidas na Câmara Municipal, o proprietário do terreno, que reside no concelho de Vieira do Minho, foi notificado para proceder à limpeza mas ainda não a concretizou. Nestes casos, a Câmara Municipal pode assumir a limpeza do terreno mas, para isso, tem que notificar o proprietário e afixar um edital junto ao referido terreno. Em todas estas situações, há prazos a cumprir o que faz com que estas situações se arrastem ao longo do tempo.