Em Penafiel


Bracalândia com peças
produzidas
na Póvoa de Lanhoso

Quem visita a Bracalândia, agora localizada em Penafiel, desconhece que muitas das figuras ali presentes foram produzidas na Póvoa de Lanhoso. A residir no nosso concelho, desde 1999, Nigel Cave é o autor de muitas das criações ali presentes.
Dinossauros, com 3 a 4 metros, ossada de um Tirex, com 15 metros de cumprimento, índios, árvores gigantes e diversas figuras da casa de horrores foram produzidas pelo artista plástico que reside em Frades, freguesia natal de sua esposa, Fátima Cave, onde aí possui a sua empresa, a Cave Cast, criada em 1999.
Nigel Edward Cave, nasceu a 2 de Julho de 1968, em Carlisle, cidade do norte de Inglaterra, é artista plástico, licenciou-se em belas artes, realizando, posteriormente, uma especialização com pós-graduação, em figurativo.
A convite de uma multinacional holandesa, Nigel Cave veio trabalhar para a Póvoa de Lanhoso, em 1996, liderando uma equipa de designers. Decorria o ano de 1999, quando Nigel juntamente com a esposa criou a Cave Casts.
Ao longo destes anos, foram mais de 700 os modelos criados pelo artista plástico. Pedras encantadas, duendes, esquilos, trolls, ouriços, miniaturas de monumentos nacionais e figuras históricas são algumas das criações, às quais se juntam bustos e figuras do imaginário.
Pasta de papel, cola, esferovite, espuma de poliuretano, barro, fibra e resina são alguns dos elementos usados na confecção das peças de grande porte e que ficam colocadas ao ar livre.
A par das várias peças presentes da Bracalândia, Nigel Cave encontra-se neste momento a produzir peças para um parque que irá nascer na Serra da Estrela.
O Viriato, uma figura em tamanho real, é um das figuras que está a ser produzida pelo artista que irá integrar o mesmo parque.