Presidente lembra a gestão de Tinoco de Faria

“Já nos habituámos
às críticas repetidas
e sem fundamento do PS”

Maria da FonteA área social tem-se afirmado, cada vez mais, como uma prioridade. O facto de cada vez mais famílias necessitarem do apoio da autarquia poderá inviabilizar a concretização de outros projectos?
Manuel Baptista – Eu sempre disse que prefiro abdicar de fazer um caminho ou de uma iniciativa para responder às necessidades de quem mais precisa. Aliás, justiça seja feita, esta autarquia tem sido um exemplo a esse nível. Mas o exemplo não está nas palavras ou nas vontades em ajudar, mas sim nos actos, no trabalho do dia a dia. Veja os exemplos dos Centros de Convívio, que estamos a inaugurar, e do programa de apoio à requalificação das habitações das famílias carenciadas que já está a analisar várias candidaturas. Ainda ontem despachei favoravelmente mais 20 candidaturas apresentadas ao subsídio de apoio à renda de casa, estando cerca de 100 famílias a beneficiar deste apoio. Mas este é um trabalho muito difícil pois, infelizmente, o Governo não tem conseguido tirar este país da crise criando emprego nem tem direccionado para as autarquias novas verbas para podermos ajudar quem mais precisa. Tudo o que fazemos retiramos do nosso orçamento, envolvendo a Rede Social, em que as IPSS´s têm um papel muito importante. Se for preciso e para podermos continuar a apoiar as famílias, adiaremos outros projectos. Mas era importante não desperdiçar as verbas dos fundos comunitários, por isso, vamos gerindo com cautela.

MFNo concelho, as freguesias contam com onze novos rostos no comando das Juntas de Freguesia. Como tem sido a relação com os novos Presidentes de Junta?
MB - A mesma de sempre. Já provei que tenho respeito institucional e pessoal por todos eles, assim foi no anterior mandato e também será neste. Cada um tem o seu papel e, se soubermos vestir correctamente o fato de cada um, o relacionamento será o melhor possível.

MFA ausência de obras para as freguesias no Plano e Orçamento deste ano, o atraso no pagamento a fornecedores e o grande aumento dos custos com o pessoal são algumas das críticas apontadas ao actual executivo pelos elementos do PS. O que tem a dizer quanto a estes assuntos?
MB – Nós já nos habituámos às críticas repetidas sem fundamento do PS e, por isso, não há muito a dizer para além do que temos dito. Em primeiro lugar, é bom lembrar que, no tempo da gestão do Dr. Tinoco de Faria, era prática que no primeiro ano de cada mandato não se faziam obras, excepto uma atenção especial nas freguesias onde havia mudança de executivo. Em segundo lugar, dizer que é mentira que não fazemos obras nas freguesias. Basta ler os relatórios que temos enviado para cada Assembleia Municipal para ver que temos feito obra ao nível das acessibilidades, da água e saneamento, de entre outras. Quero referir ainda um outro aspecto que normalmente os Senhores Presidentes de Junta não se lembram de dizer. Um exemplo fácil de perceber. O Centro Educativo do Cávado vai servir as crianças das freguesias de Monsul, Verim, Friande, Ajude, Águas Santas, Moure, Covelas, Ferreiros, Geraz e São João de Rei. Neste novo equipamento de grande qualidade vamos investir cerca de 2.500.000 euros, que inclui um pavilhão gimnodesportivo que vai beneficiar não só as crianças mas também a população e as associações em geral. Eu pergunto, este investimento serve quem? Não é para estas freguesias?...