Autarca realça aposta na Educação e na Acção Social


“Executivo está empenhado
em cumprir o que assumiu
com os povoenses

Maria da Fonte A educação tem sido uma das áreas prioritárias do executivo camarário, estando previsto, dentro de poucos meses, a inauguração do segundo centro educativo no concelho. Como está o processo relacionado com os restantes. O que há ainda a fazer?
Manuel BaptistaCumprindo o que assumimos na Carta Educativa, os Centros Educativos são a nossa principal prioridade ao nível dos equipamentos públicos. Até 2013, queremos ter a rede concelhia toda concluída em articulação com a Direcção Regional de Educação do Norte. Este ano, vamos inaugurar o Centro Educativo do Cávado e vamos candidatar mais dois. O Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes e o Centro Educativo de Taíde. Eu não tenho dúvidas de que vamos dar um salto significativo na melhoria das condições das escolas.

MFA construção do Fórum Municipal, a piscina e o novo pavilhão municipal serão obras para concretizar este mandato?
MB – Sem dúvida. Se recuarmos, perdemos o financiamento. Estamos a falar em, pelo menos, 75% comparticipação que jamais podemos cobrir com receitas municipais. Estamos empenhados em não falhar ao ca-lendário que assumimos com a CCDR apesar de sabermos que é tarefa difícil, tendo em conta a diminuição da receita. Insistimos nestes projectos, porque temos a certeza que são fundamentais para o desenvolvimento do concelho, se não fossem, ponderávamos abdicar de algum deles. Mas a Póvoa precisa destes equipamentos e, por isso, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para o construir.

MFQual a posição da autarquia em relação ao encerramento do SAP do Hospital António Lopes, a partir deste mês, das 8 às 20 horas, aos fins-de-semana e feriados?
MB – Recentemente, em conferência de imprensa, já apresentámos o trabalho que fizemos para tentar resolver este problema. Desde que tivemos conhecimento da possibilidade de encerramento fomos para o terreno perceber os motivos e demonstrar a nossa posição contra essa atitude da ARS - Norte. Reunimos com os Directores do Centro de Saúde, da Unidade de Saúde Familiar, do Agrupamento de Centros de Saúde Gerês/Cabreira, da ARS - Norte e com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia. Ficámos mais esclarecidos com as conversas que tivemos e mais convictos que a Póvoa vai perder um importante serviço. Fizemos ver à ARS - Norte que é um erro este encerramento e que não é justo reduzir um serviço tão importante como o da saúde...