Taíde - Festival da Canção

Ambiente foi o tema

O Agrupamento Vertical de Escolas do Ave organizou, quarta-feira, dia 9 de Junho, o 1.º Festival da Canção Inter-escolas dedicado ao ambiente.
Destinado às escolas do primei-ro ciclo, o festival “Por um melhor ambiente” contou com a participação de 9 estabelecimentos de ensino do primeiro ciclo. Arosa (Guimarães), Arrifana (Fontarcada), Esperança, Taíde, Simães (Fontarcada), Sobradelo da Goma, Garfe e Oliveira foram as escolas do primeiro ciclo que integraram o festival da canção.
“Vamos abraçar o planeta”, com letra da autoria dos alunos da Escola EB1 de Oliveira foi a canção vencedora do festival, ficando, em 2.º lugar, a escola EB1/JI de Sobradelo da Goma, com o tema “Reciclar é muito divertido”, e em 3.º lugar os alunos das turmas do 1.º e 2.º ano da Escola EB1 de Travassos, com o tema “A beleza da natureza”.
O festival, que decorreu no pavilhão da Escola EB 2,3 de Taíde, contou com uma grande moldura humana, com os pais e familiares dos alunos a marcar presença para acompanhar as interpretações dos mais novos que deixaram, ao longo da noite, várias mensagens, apelando à protecção do ambiente. Ana Isabel, José Montenegro e Cecília Cardoso foram os professores que integraram o júri. A tarefa de escolher os vencedores não foi fácil dada a qualidade das interpretações daquela noite.
Separar, reciclar e reduzir o consumo foram alguns dos alertas deixados pelos alunos. A importância das mensagens transmitidas pelos mais novos foi também destacada por Maria José Lourenço, directora do Agrupamento do Ave, que se mostrou muito satisfeita pelo envolvimento dos alunos, professores e auxiliares. No final, todos os grupos receberam um prémio de participação. Na noite de quarta-feira, os mais novos pro-curaram alertar o público presente para a necessidade da protecção do meio ambiente. A mensagem foi deixada. Resta, agora, os mais velhos seguirem os conselhos deixados pelos mais pequenos.