Desfile

Crianças com trajes tradicionais

O ciclo do linho, a filigrana, o ciclo do pão, a Maria da Fonte, o Hino da Maria da Fonte, os Arcos de Páscoa e o retábulo da capela de Santo António, em Fontarcada, foram alguns dos temas recriados pelos alunos do pré-escolar, no desfile de trajes tradicionais que percorreu as principais artérias da Póvoa de Lanhoso na manhã de segunda-feira, dia 14 de Junho.
O desfile, que envolveu cerca de 500 crianças do Agrupamento Gonçalo Sampaio e Agrupamento do Ave inseriu-se no projecto “A Póvoa de Lanhoso e a sua Herança”, promovido pela Associação Em Diálogo, cujo tema deste ano aborda o património artístico e etnográfico. Inspirados nas vinte “heranças” a concurso neste ano, os alunos desfilaram os trajes alusivos aos vários elementos a concurso. As padeiras, os moinhos, os fornos a lenha, os moleiros, a Maria da Fonte, os lavradores com as suas enxadas, os romeiros acompanhados dos merendeiros e as mulheres de foucinhas em punho foram algumas das figuras que integraram o desfile.
O ciclo do pão foi a “herança” retratada pelos alunos do jardim-de-infância de Serzedelo. Vestidos de moinhos e moleirinhas, os alunos mos-travam-se satisfeitos pela participação no desfile. As padeiras e os fornos foram os elementos que inspiraram o desfile dos alunos do JI de Rendufinho.
Esponjas e tintas foram os materiais usados para a construção dos fornos. “Estou vestida de padeira. Gosto muito da minha roupa. Vim desfilar”, disse Soraia Azevedo Conde, de 5 anos, aluna do JI de Rendufinho, que exibia, orgulhosa a sua roupa, onde se destacava o lenço e o avental branco e a pá, construída por um dos pais, que é carpinteiro.
O JI de Vilela exibia os moinhos e os moleiros a transportar a farinha nos seus burros, construídos em madeira. Nada foi deixado ao acaso e no desfile não faltaram os carros de bois e as grades para gradar a terra, todos eles em miniaturas de madeira.
De garrafão na mão, merendeiros e concertinas, os alunos de Ferreiros, Monsul e Covelas assumiram o papel de romeiros.
A Maria da Fonte foi a figura que encerrou o desfile. Um pouco por toda a vila, foram muitos os que não deixaram perder a oportunidade de ver as criações apresentadas pelos alunos dos jardins-de-infância do concelho.