Santo Emilião

Romaria de S. Bento em Julho

De 9 a 12 de Julho, a freguesia de Santo Emilião recebe as festas de S. Bento. Zé Amaro, artista da rádio e da Tv é a figura em desta-que do programa. A parte religiosa começa com a celebração da novena, de 3 a 11 de Julho.
“Alvorada musical” é o grupo que está em destaque na noite de dia 9 de Julho, com a actuação a estar marcada para as 22 horas, finda a qual tem lugar uma sessão de fogo-de-artifício.
A manhã de sábado é animada pelo grupo de gaiteiros “Os Divertidos”, que percorrerão os diversos lugares da freguesia. Naquele dia, pelas 22h30, dá entrada o artista “Zé Amaro”, que traz muita animação às festas de S. Bento.
Os actos religiosos marcam o domingo, principal dia de festa. Às 11 horas, o Mosteiro de S. Bento recebe a missa solene cantada pelo grupo coral da freguesia. A procissão, que integrará diversos andores, figuras alegóricas e o coro das virgens está marcada para as 17 horas. Naquela tarde, tem ainda lugar, pelas 14 horas, a entrada da Banda Musical de Calvos e da Banda Musical das Caldas das Taipas, cujo concerto ocorre pelas 21 horas. Os jogos tradicionais animam a tarde de segunda-feira, dia 12, último dia de festa. Corrida do saco, quebra do panelo e subida ao pau do bacalhau são algumas das actividades propostas.
Às 20h30, tem lugar uma missa em honra de todos os habitantes e emigrantes, vivos e falecidos, da freguesia, seguindo-se, às 21h30, a actuação do Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso. Uma grandiosa sessão de fogo preso encerra as festividades de 2010.