Garfe

Escuteiros em festa

A capela de Nossa Senhora do Monte, no alto de Gondiães, em Garfe, foi o local escolhido, na manhã do dia 6 de Junho, domingo, para a celebração da eucaristia comemorativa do 14.º aniversário do Agrupamento 1109 do Corpo Nacional de Escutas (CNE) de Garfe.
A cerimónia, presidida pelo padre Luís Fernandes, contou com o juramento dos novos elementos do agrupamento, assim como dos elementos que naquele dia transitaram de secção. Dos vários pontos da freguesia, os fiéis deslocaram-se montanha acima para acompanhar a missa comemorativa do aniversário do agrupamento de escuteiros. Mariana Antunes, Filipe Oliveira e João Gonçalves são os três novos elementos do Agrupamento 1109 de Garfe. “Pela melhor vontade” foi a saudação dada pelos três elementos antes da cerimónia de juramento, durante a qual os três lobitos mostraram os seus conhecimentos sobre as leis da alcateia.
“Obedecer, obedecer, obedecer” foi esta a vontade demonstrada pelos três lobitos que se juntaram, naquela manhã, à alcateia de Garfe. “Catorze anos a fazer coisas bonitas e a semear boas obras”, disse o padre Luís Fernandes, no início da cerimónia religiosa, dirigindo-se aos presentes. “O escutismo continua a ser a escola que ajuda a tornar as pessoas felizes e a viver melhor.
O método usado no escutismo continua a atrair os jovens”, destacou o pároco de Garfe, revelando que o movimento escutismo é o maior movimento de jovens no mundo, em Portugal e no concelho da Póvoa de Lanhoso e que continua a ser a melhor proposta de valores para os jovens de hoje.“Continuai com vontade, com boa-disposição e com a alegria do primeiro momento”, incentivou o padre Luís Fernandes.Depois da cerimónia religiosa, seguiu-se o cantar de parabéns e o corte do bolo de aniversário, numa cerimónia que envolveu toda a comunidade de Garfe.