Semana da Educação:


Balanço positivo

Terminou com um balanço muito positivo mais uma edição da Semana da Educação promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que decorreu de 24 a 29 de Maio.
Ao longo dos seis dias, foram largas centenas as pessoas que assistiram ou participaram nas diferentes pro- postas, desde colóquios a encontros, visitas a escolas, passando pela Mostra Pedagógica Novas Oportunidades, na EB2,3 de Taíde, que encerrou com chave de ouro a edição de 2010.
A vereadora da educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, mostrou-se muito satisfeita com o decorrer desta iniciativa. Destacando todas as propostas do programa da Semana da Educação, a responsável autárquica referiu que a forma como decorreram “excedeu as melhores expectativas”. Considerando que “o trabalho em educação nunca está acabado”, Gabriela Fonseca assegurou: “Da parte da Câmara Municipal, continuamos a apostar na Educação, porque é fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Daí o investimento nos centros educativos, porque queremos que as nossas crianças, professores e funcionários tenham as melhores condições de trabalho”.

Mostra revelou trabalho em parceria de municípios


Algumas centenas de pessoas passaram, nos dias 28 e 29 de Maio, pela EB 2,3 de Taíde para percorrerem os diversos stands e assistirem aos vários momentos de animação simultânea da Mostra Pedagógica Novas Oportunidades, com que encerrou a Semana da Educação. “O balanço é positivo, pela dinâmica que teve e é importante para que os alunos tenham outras perspectivas, que saibam que existem outras saídas, para além do ensino regular. Isto também serve para divulgar a oferta formativa, ver o que existem nestes concelhos e que ajude os alunos a tomar as suas opções”, sintetizou Gabriela Fonseca.
Agradecendo todo o empenho e dedicação colocados pelas escolas na realização da Mostra, a edil recordou que a mesma surgiu no âmbito de um protocolo que os cinco concelhos (Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Verde, Amares e Terras de Bouro) assinaram com o Ministério da Educação para trabalharem em parceria. “Trabalhamos em rede, articulamos a oferta formativa para não estarmos todos a oferecer o mesmo, para diversificar, porque não faz sentido haver os mesmos cursos, do mesmo nível, em concelhos vizinhos. Só juntando sinergias, trabalhando em rede e em parcerias é que nós vamos a algum lado. E é benéfico para os alunos e é para eles que trabalhamos”, refe-riu a edil.
A Mostra pretendeu dar a conhecer o que é feito ao longo do ano pelos cursos de educação/formação, pelos cursos de Educação e Formação de adultos e os cursos profissionais das escolas públicas e profissionais e da ATHACA daqueles cinco concelhos, tendo reunido, no espaço exterior e em parte do interior, diversos stands de diferentes entidades ligadas ao ensino, que deram a conhecer os cursos que leccionam bem como os trabalhos que produzem e as competências que são adquiridas pelos alunos e formandos e que eles depois desenvolvem.
Assim, durante esta mostra, a comunidade pôde experimentar o trabalho desenvolvido por cabeleireiros, empregados de mesa, mecânica, têxtil, instalações eléctricas, arte floral, estética, etc., e contactar com aparelhos desenvolvidos por alunos de mecânica, robótica ou electrónica, para exemplificar, de entre muitos outros. Paralelamente, os alunos apresentaram as mais diversas demonstrações e actuações.
A Mostra foi o último momento da Semana da Educação, no âmbito da qual a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, os Agrupamentos de Escolas do Ave e Professor Gonçalo Sampaio, a Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso e a Rede de Bibliotecas Escolares assinaram, no dia 25 de Maio, na Casa da Botica, um protocolo de formalização do SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares). No mesmo dia, realizou-se a palestra “Bibliotecas em rede na Póvoa de Lanhoso”.
A Semana da Educação iniciou no dia 24, à noite, com o colóquio “A Escola do Futuro é já Hoje”, no Theatro Club. Prosseguiu no mesmo espaço no dia 25 de Maio, com o Encontro “A Escola e a Educação Ambiental”, que serviu ainda para fazer o balanço do Projecto “Limpar Portugal” e entregar diplomas de participação aos voluntários. A Semana da Educação permitiu ainda, no dia 27, visitas às escolas do Concelho, com destaque para a visita ao Centro Educativo do Cávado, em construção.