Distingue melhores alunos do 1.º ciclo









Prémio de Mérito António Lopes

Vinte e sete alunos do quarto ano das escolas EB1 do concelho da Póvoa de Lanhoso foram distinguidos pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, na noite de segunda-feira, dia 7 de Junho, com o Prémio de Mérito António Lopes. O prémio, instituído desde o ano lectivo 2006/2007, “abrange todas as escolas EB1 do concelho e destina-se a premiar o aluno, matriculado no 4º ano, que, em cada ano lectivo, obtiver melhor classificação e desempenho”.
Aproveitamento global, relações interpessoais, interesse e motivação, responsabilidade, autonomia, iniciativa, criatividade e assiduidade foram alguns dos critérios a considerar para a atribuição da melhor classificação.
A ameaça de chuva, na noite de segunda-feira, obrigou a organização do evento a transferir a cerimónia para o Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, que se revelou pequeno para acolher todos quantos ali se deslocaram para acompanhar a entrega de prémios. Alunos, pais, professores e demais familiares acompanharam o evento, durante o qual os melhores alunos do quarto ano foram agraciados com um diploma e lembranças. Antes do início da cerimónia de entrega dos prémios, a plateia foi presenteada com uma divertida actuação.
Catatão e Afonsinho deliciaram, com as suas piadas e brincadeiras, pequenos e graúdos. “O prémio, mais do que o valor material, é o valor simbólico que ele representa. Serve para vocês recordarem que o trabalho, a dedicação e o empenho que colocamos nas coisas, seja no estudo ou no trabalho, vale sempre a pena”, disse Gabriela Fonseca, vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. “O importante é o espírito da iniciativa, que é o de premiar e distinguir os alunos que durante os primeiros quatro anos de escolaridade se distinguiram pelo seu trabalho”, disse ainda a responsável do pelouro da Educação.
“Espero que continuem a dar o vosso melhor pela vida fora porque isso é fundamental. Que o prémio seja um incentivo para estes jovens e para todos os outros”, revelou Gabriela Fonseca, incentivando ainda os jovens a “prosseguir os estudos e a serem os melhores naquilo que quiserem ser”. “Continuem a dar o vosso melhor pela vida fora”, incentivou a vereadora Gabriela Fonseca. Um a um, os alunos, acompanhados de um familiar e do docente, foram subindo ao palco do Theatro Clube, para aí receberam a lembrança e o diploma de melhor aluno do 4.º ano. No final, teve lugar a foto do conjunto, para mais tarde recordar.