Impulso – Associação Empresarial da P. Lanhoso


“Braços abertos para o futuro”

"... Braços abertos para o futuro" é o lema que rege a Impulso - Associação Empresarial da Póvoa de Lanhoso, cuja apresentação decorreu no início deste ano. Potenciar negócios e contribuir para a dinamização do tecido empresarial e do desenvolvimento regional são alguns dos objectivos da Impulso. Fernando Freitas, Jaime Pereira e Luís Gonzaga são os três elementos que estiveram na base da criação da Impulso. O "Maria da Fonte" conversou com Fernando Freitas, que preside à comissão instaladora, para ficar a conhecer um pouco melhor a nova associação empresarial, assim como os projectos que estão a ser desenvolvidos.

Maria da Fonte - Quais as razões que estiveram na origem da criação da Impulso, cuja apresentação decorreu em Fevereiro deste ano?
Fernando Freitas - A necessidade de cooperação estratégica inter-empresarial concertada, a inexistência de definição de políticas e estratégias empresariais concertadas entre empresários e as instituições, a necessidade de coordenação inter-empresarial e inter-associativa, a inexistência de acções de gestão articulada de iniciativas privadas e públicas e a dificuldade e de captação e manutenção de negócios ou investimentos estruturantes para o desenvolvimento da região são, resumidamente, as razões que estiveram na base da criação da Impulso – Associação Empresarial da Póvoa de Lanhoso. Senti que a Póvoa de Lanhoso precisava de uma dinâmica diferente. Sou da Póvoa de Lanhoso, aqui tenho a minha empresa e se temos que contribuir, de alguma forma, para algum sítio será para o nosso país e como proximidade física será, obviamente, para a Póvoa de Lanhoso.
Se criássemos aqui uma associação que ajudasse na criação de uma canal comercial para as várias áreas de negócio da Póvoa de Lanhoso sairía-mos todos a ganhar, porque sairíamos fortalecidos. As associações que aqui existem são muito específicas em certas áreas, não existe aqui propriamente presença da Associação Comercial de Braga, a não ser nessas áreas de pormenor que lhes interessam, de quando em vez. Há necessidade de uma entidade, de haver um rosto, que centralize o contacto com os empresários para tentar criar energias entre eles e essas energias serem transformadas em sinergias e a partir daí fortalecer iniciativas mais sólidas com capacidade para, localmente, terem condições de dividir recursos e aumentar os lucros.
Somos uma associação de âmbito regional, sem fins lucrativos e apartidária. Contribuir para a dinamização do tecido empresarial e do desenvolvimento regional é um dos objectivos.

MF - Como tem sido a adesão dos empresários povoenses ao projecto?
FF - A adesão não tem sido má. Podemos dizer que temos cerca de 50% dos empresários já associados. Temos procurado contactar com os empresários, dando-lhes a conhecer o projecto e aquilo que queremos para a Póvoa de Lanhoso. Nesta fase, ainda funcionamos como comissão instaladora pois ainda não foram reunidas as condições para partirmos para uma direcção. Este projecto começou a ser pensado em 2005 e feito o registo em 2006. A partir daí, o projecto foi apresentado à Câmara Municipal, tendo sido dado a conhecer o plano de actividades e as necessidades financeiras. O nosso projecto foi criado no sentido de se iniciar uma entidade com rosto que iria partilhar as iniciativas de outras entidades e servir de um bom braço direito de qualquer instituição do mesmo tipo de fora do concelho. Pretendemos criar sinergias com outras associações de âmbito nacional, europeu, regional e até local. Neste momento, ainda não temos capacidade humana nem estrutura para o conseguir.
É necessário que haja, por parte dos empresários, uma boa abertura para a partilha, para a partilha da logística, de serviços e de experiências.

MF - Que actividades já foram desenvolvidas?
FF – O contacto, dentro do possível, com os empresários, tem sido bastante personalizado. Já apoiamos o tecido empresarial, na elaboração de candidaturas no âmbito da 5ª Fase do MODCOM - Sistema de incentivos a projectos de modernização do comércio, em investimentos globais de aproximadamente 220 mil euros. Por outro lado, prevê-se, no total das candidaturas, a criação de 6 novos postos de trabalho, para as empresas abrangidas. Neste momento, estamos a apoiar algumas empresas no projecto de qualificação e internacionalização. Temos, também, um projecto de apoio ao turismo mas, para isso, temos que realizar uma parceria, para a sua maior divulgação, junto da Associação de Turismo. Temos também em vista uma parceria com a Cooperativa Agrícola, de forma a criar sinergias para tentar apoiar os empresários desta área.
A Associação pode ser tudo aquilo que os empresários da Póvoa de Lanhoso quiserem. Falta uma cultura associativa no concelho. Hoje em dia, não chega o saber fazer, é preciso saber gerir. (...)