Ambiente


Pequenos e crescidos celebram

De 31 de Maio a 5 de Junho, a Póvoa de Lanhoso celebrou o ambiente, com um conjunto diversificado de actividades, que envolveram diferentes gerações.
O Centro Interpretativo do Carvalho de Calvos acolheu a maioria das actividades realizadas, que passaram por workshops (saquinhos de cheiro com plantas aromáticas e medicinais, reutilização, colocação de ninhos, sabonetes ecológicos), cultivo das hortas biológicas, caminha-da, visitas guiadas, entre outras.
Com o tema “Biodiversidade para Sustentabilidade” as actividades, promovidas pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, tiveram por objectivo sensibilizar a comunidade em geral para a importância da preservação da biodiversidade para o desenvolvimento equilibrado da nossa sociedade.
Uma caminhada ao longo do itinerário pedestre Maria da Fonte, desde o Castelo de Lanhoso até ao Centro Interpretativo do Carvalho de Calvos, ateliers alusivos à colocação de ninhos, medição da floresta (dendormetria) e hortas biológicas foram as actividades realizadas sexta-feira, dia 4 de Junho, no Centro Interpretativo do Carvalho de Calvos.
As actividades desenvolvidas ao longo daquele dia contaram com a presença de seis turmas da Escola EB1 JI da Póvoa de Lanhoso, num total de cerca de 150 crianças. A estes juntaram-se cerca de 60 idosos das IPSS’s do conce-lho, numa actividade que permitiu o convívio de gera-ções. Centro Social de Calvos, Serzedelo e Taíde, Comissão de Melhoramentos de Santo Emilião e Casa de Trabalho de Fontarcada foram as entidades, ligadas à idade sénior, envolvidas na iniciativa.
“Devemos tratar bem a natureza. Aprendi que não devemos deitar lixo ao chão porque polui o ambiente”, referiu Cláudio Oliveira Duarte, de 8 anos, residente na vila da Póvoa de Lanhoso, um dos participantes nas actividades. “Aprendi que as plantas também sentem quando lhes arrancamos as folhas”, alertou Ana Margarida Carvalho, de 7 anos, que gostou de aprender os significados das várias placas colocadas ao longo do percurso pedestre.
Fátima Moreira, vereadora da Acção Social, destacou a importância da preservação do ambiente e lançou o desafio aos mais novos para que conversassem com os mais velhos, uma vez que os mesmos têm uma experiência de vida enorme.
Depois da apresentação inicial, os alunos partiram paras as várias actividades da tarde. Para a colocação de ninhos, os mais pequenos procuraram árvores com muitas folhas e com sombra. Com a ajuda dos mais velhos, as crianças colocaram três ninhos nas árvores do Centro Interpretativo. (...)