Demonstração de meios no Dia Mundial da Criança


Crianças mais perto da GNR
A bancada do Campo de Jogos de Porto d' Ave, em Taíde, na Póvoa de Lanhoso, encheu-se terça-feira de crianças que tiveram oportunidade de ver de perto os vários meios de que a Guarda Nacional Republicana dispõe para cumprir a sua missão de segurança das populações.
A plateia de mais de 1700 crianças dos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do concelho vibrou com os diferentes meios, mas foi na hora de os ver de perto que o entusiasmo foi maior.
A demonstração de meios da GNR foi a forma que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso escolheu para comemorar o Dia Mundial da Criança.
O presidente da Câmara, Manuel Baptista, explicou que o objectivo foi proporcionar um Dia da Criança diferente e, ao mesmo, tempo, aproximar as crianças da GNR.
Para acabar com o medo dos mais pequenos, nada melhor do que mostrar-lhes o que a GNR faz pela segurança das pessoas e os meios que utiliza nessa missão, acrescentou o edil, que destacou a colaboração do Grupo Desportivo de Porto D' Ave na cedência do espaço, e da GNR, através do Destacamento Territorial da Póvoa de Lanhoso.
A GNR correspondeu às expectativas e foram mobilizados vários meios desta força, da área do Comando Territorial de Braga e não só.
Os mais pequenos tiveram oportunidade de contactar com as armas, as viaturas do Destacamento de Trânsito, o barco do Núcleo de Protecção Ambiental, os equipamentos da equipa de resgate do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS), entre outras valências.
Os cavalos foram, talvez, os que receberam mais mimos, mas os militares foram incansáveis nas explicações e na resposta às dúvidas das crianças, numa verdadeira 'aula de segurança'...