SAP vai encerrar
ao fim-de-semana


A partir de 1 de Julho, os povoenses deixam de poder contar, ao fim-de-semana e feriados, das 8 horas às 20 horas, com o SAP (Serviço de Atendimento Permanente) do Hospital António Lopes, uma vez que, segundo apuramos, a ARS Norte não vai renovar o protocolo que mantém com a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso. Até Outubro, mantém-se em vigência um outro protocolo que diz respeito ao funcionamento do SAP das 20 às 8 horas, diariamente.
Segundo apuramos, foram encetados esforços para garantir a continuidade deste serviço mas as renovações que estão a ser operadas no Sistema Nacional de Saúde levaram a que o referido protocolo não fosse renovado.
Frederico Castro, deputado na Assembleia da República, contactou, por diversas ocasiões os responsáveis da ARS Norte, no sentido de se encontrar a melhor solução para o caso. Da última reunião, tida a 21 de Maio, veio a certeza da não renovação do protocolo. Para colmatar a falta daquele serviço, e segundo o deputado povoense, a Unidade de Saúde Familiar (USF) da Póvoa de Lanhoso irá funcionar aos fins-de-semana e feriados, das 9 às 13 horas.
A par desta nova resposta, está ainda a ser preparada a criação da Unidade de Cuidados na Comunidade que prestará apoio a quem não tem alternativas na prestação de cuidados de saúde. Segundo apuramos, uma equipa de profissionais de saúde irá deslocar-se a casa dos utentes. Para já, são poucas as informações relativas a esta nova resposta...