Luís Carlos Correia, coordenador da Unidade de Saúde Familiar


Cada um dos oito médicos
tem em média 1750 doentes

A Póvoa de Lanhoso conta, desde o início do ano, com uma Unidade de Saúde Familiar, localizada nas instalações do Centro de Saúde. Composta por oito clínicos, esta nova unidade pretende melhorar as condições de acesso às consultas por parte dos 14 mil doentes que a integram, evitando as longas esperas que até então se verificavam. Ao invés de um mês de espera, como por vezes acontecia, a entrada em funcionamento da USF permite que no próprio dia, ou nos dias seguintes, os utentes possam obter uma consulta com o seu médico de família.
O “Maria da Fonte” conservou com Luís Carlos Correia, coordenador da USF, que nos traçou um balanço e deu a conhecer os objectivos da equipa que integra aquela unidade.

Maria da Fonte – O que é uma Unidade de Saúde Familiar?
Dr. Luís Carlos – Basicamente, uma Unidade de Saúde Familiar (USF) é uma prestadora de serviços, na área da medicina geral e familiar, um pouco dentro do espírito dos centros de saúde, com um atendimento que se pretende mais personalizado e um tratamento mais rápido, no sentido de um menor tempo de espera para consultas e de um tipo de prestação de serviços de melhor qualidade e mais efectivo. A USF Terras de Lanhoso entrou em funcionamento no dia 4 de Janeiro, mas com um trabalho mais efectivo a partir do dia 11 daquele mês.

MF – Pelo que constatamos, funciona no edifício do centro de saúde mas é uma unidade autónoma. Os doentes transitaram todos do Centro de Saúde para a USF?
LC – A grosso modo, transitaram para a USF os doentes dos médicos que compuseram a Unidade de Saúde Familiar. É criação da unidade foi rápida, no sentido de concurso e de aprovação de concurso. Uma das coisas que facilitou e acelerou o processo foi o facto de todos os médicos e profissionais que compõem a USF já trabalharem no Centro de Saúde. Normalmente, estes processos de criação de USF tornam-se morosos quando obrigam à transferência de médicos de outros centros de saúde, por-que os mesmos só podem sair quando forem substituídos. No nosso caso não aconteceu isso, porque todos nós já pertencíamos ao centro de saúde da Póvoa de Lanhoso. Em termos de médicos, os clínicos que compõem a USF “arrastaram” os utentes que já faziam parte das suas listas.

MF – Em termos de pessoal, quantas pessoas integram esta unidade?
LC – Da USF fazem parte oito médicos, oito enfermeiros e seis secretários clínicos para um universo de 14 mil doentes, o que dá uma média de 1750 doentes por médico...