Taça A. F. Braga - Emilianos, O–Porto d’Ave, 5

Porto d’Ave segue em frente

O Porto d’Ave carimbou o passaporte de acesso à próxima eliminatória da taça, após ter vencido, por 5-0, a formação do Emilianos, num jogo a contar para a segunda mão da segunda eliminatória da Taça da Associação de Futebol de Braga. Depois da vitória no jogo da primeira mão, por 2-0, o Porto d’Ave voltou a levar de vencida a formação do Emilianos.
Frente a frente estiveram duas equipas que militam em escalões diferentes: de um lado o Emilianos, da II Distrital e, do outro, o Porto d’Ave da Divisão de Honra.
A vitória do Porto d’Ave começou a ser construída bem cedo, com Meira, aos 3 minutos de jogo, a colocar em vantagem a formação do Porto d’Ave que chegou ao intervalo já a vencer por 4-0, com o segundo golo a ser apontado por Jaques, aos 31m, segundo-se o terceiro, aos 39 minutos, por Manaus e o quarto, por Freitas, ao cair do pano da primeira parte.
A fragilidade defensiva apresentada pelo Emilianos, no primeiro tempo, foi bem aproveitada pelo Porto d’Ave, que ao intervalo se encontrava já a vencer por um número expressivo de golos. O quinto e último golo do desafio apareceu já no segundo tempo, aos 66 minutos, com Meira a fazer o segundo golo neste desafio.
Apesar da goleada imposta pelo Porto d’Ave, o Emilianos foi uma equipa digna, que procurou dar resposta ao Porto d’Ave, sobretudo na segunda parte, mas foi incapaz de se impor perante um adversário como o Porto d’Ave, uma equipa com grandes valores, bem organizada e mostrou uma grande postura dentro das quatro linhas.
O segundo tempo, o Emilianos apresentou-se mais organizado, mais seguro e procurou incomodar a baliza defendida por Pedroto, com Ricardo a obrigar Pedroto a sacudir a bola com os punhos e Filipe, aos 73 minutos, a pro-curar ultrapassar o guarda-redes do Porto d’Ave, mas este, com os pés, desfez o lance e impediu o avançado do Emilianos de prosseguir a jogada.
Logo depois, uma jogada dos visitantes obriga Jorge, guarda-redes do Emilianos, a socar a bola. Na recarga, Meira remata ao lado da baliza dos homens de Santo Emilião. Com esta vitória, o Porto d’Ave continua na Taça A. F. Braga.

Jorge Sousa – Emilianos
“Quero dar os parabéns à equipa do Porto d’Ave pois é um justo vencedor.
Depois, quero dizer que os Emilianos saem da Taça de cabeça erguida, mais pelo que fizemos no jogo em Porto d’Ave e pela segunda parte que fizemos hoje aqui.
A equipa entrou mal, sofreu golos que não são muito habituais mas na segunda parte conseguiu equilibrar e acho que a equipa esteve ao nível do que é habitual.
A Taça interessa, é sempre bom jogar, mas o nosso campeonato é domingo e é domingo que temos que ter uma atitude diferente para levar de vencida a equipa do Brito.”

João Fernando – Porto d’Ave
“Antes de mais, quero mandar um forte abraço e rezo para que tudo corra bem ao prof. Manuel Machado, de quem tenho o prazer de ser amigo, e que passa um momento difícil com a sua saúde.
É uma vitória que dedicamos por inteiro ao Porto d’Ave que está de parabéns. A passagem à eliminatória seguinte foi uma prenda que demos ao clube. Sabíamos que íamos encontrar um adversário que mais uma vez mostrou categoria e que possa cumprir os seus objectivos que são o da subida de divisão.
O Porto d’Ave mostrou-se sério e competente e construiu uma vitória que não deixa margem para dúvidas.”