Idosos


Burlas na mira da GNR

Cerca de 40 idosos, das dez freguesias do baixo concelho, participaram, nos dias 17 e 18 de Novembro, na acção de sensibilização para o perigo das burlas a que estão sujeitos os mais velhos. Inseridas no programa “Idosos em Segurança”, as acções de sensibilização abordaram as burlas, assim como segurança na residência e violência doméstica, este último tema a pedido do Centro Comunitário do Vale do Cávado, em Monsul.
As palestras, proferidas pelo 1.º Sargento Fernando Monteiro, comandante do Posto da GNR da Póvoa de Lanhoso, deram a conhecer as burlas e as medidas a adoptar para impedir tais situações. “Quando detectarem um indivíduo estranho a fazer perguntas alertem a GNR. Nunca dêem informações vossas ou dos vizinhos a estranhos”, foi um dos alertas deixados pelo comandante do Posto da GNR.
Depois dos alertas e das medidas de segurança a adoptar deixados pelo 1.º Sargento Fernando Monteiro, os mais velhos deram a conhecer algumas das tentativas de burla de que já foram vítimas. A entrega de encomendas para um familiar foi a situação mais apontada. Um dos participantes referiu que deu 300 euros para comprar um objecto mas acabou por receber uma encomenda falsa que continha um tijolo.
Dado que estas iniciativas se dirigiram a um público mais velho, o comandante da GNR deixou ainda alguns conselhos no tocante aos perigos das lareiras e dos fogareiros, muitos utilizados na época de Inverno.
Residente em Friande, Amélia Silva, de 73 anos, foi uma das participantes na acção de sensibilização da GNR. “São importantes estes conselhos da GNR pois vão fazer com que eu passe a ter mais cuidado”, disse Amélia Silva, que nunca tinha participado numa acção da GNR.
José Maria da Silva, de 75 anos, residente em Ajude, já foi vítima de burla. “Os conselhos são importantes para não voltar a ser enganado”, disse José Silva, que passará a estar mais atento e a ter mais cuidado, sobretudo com estranhos.
(...)