Santa Casa

Investimentos de 2,7 milhões

A inauguração da Unidade de Longa Duração e o arranque da construção da Clínica Social, no início de 2010, dão dois dos grandes projectos que marcarão a vida da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa e Lanhoso no próximo ano.
No dia 14 de Novembro, para além da Assembleia Eleitoral, que elegeu Humberto Carneiro como Provedor da Santa Casa, os Irmãos reuniram em Assembleia Geral tendo aprovado, por unanimidade o Orçamento Suplementar para 2009 e o Plano de Acção e Orçamento para 2010. Com uma receita previsional de 9.254.500,00 euros (nove milhões duzentos e cinquenta e quatro mil e quinhentos euros) e uma despesa de 9.027.500,00 euros (nove milhões vinte e sete mil e quinhentos euros), a Santa casa prevê que, em 2010, os investimentos ascendam aos 2.784.826,00 euros (dois milhões setecentos e oitenta e quatro mil e oitocentos e vinte e seis euros euros). Num investimento superior a 2,25 milhões de euros, a Unidade de Longa Duração permitirá acolher 29 utentes com necessidades de internamento em longa duração, bem como a criação de novos postos de trabalho. A par da inauguração, no início do ano, que terá o nome de Elvira Câmara Lopes, esposa do grande benemérito António Ferreira Lopes, a Santa Casa espera arrancar com a construção da Clínica Social da Misericórdia, a qual ficará localizada nos terrenos anexos ao hospital e permitirá acolher doentes de Alzheimer e Parkinson.
Do Plano de Acção para 2010, destaca-se ainda a realização das 6.ªs Jornadas Médico-Cirúrgicas, a 2.ª Semana Aberta, assim como a sustentabilidade da Unidade de Convalescença, mantendo esta como uma “Unidade de Referência. A par destas iniciativas, A Santa Casa da Misericórdia tem prevista uma intervenção no Lar de S. José, nomeadamente a remodelação do espaço destinado ao Centro de Dia, com instalação de um monta-camas e saídas de emergência, com um investimento na ordem dos 150.000 euros.
“Os serviços administrativos da Santa Casa da Misericórdia sofreram obras de adaptação que permitiram a melhoria das condições de trabalho e de atendimento dos utentes. Para 2010 propomo-nos mudar o sistema de assiduidade para sistema biométrico para que se consiga um controlo mais eficaz, redução de custos e gestão de acessos a zonas restritas. Outra prioridade é a instalação de um sistema que fará toda a gestão de chamadas telefónicas, tráfego de internet, VPN´s, VOIP, etc, bem como a criação de uma plataforma de partilha de informação e gestão documental”, revela a Santa Casa.
A aposta na formação e na qualidade mantém-se, destacando-se o alargamento de âmbito ao centro de formação e transição da norma para a ISO 9001:2008, nas valências já certificadas.