Garfe

Dá vida aos presépios

Pelo oitavo ano, a freguesia de Garfe enche-se de encanto para receber os milhares de visitantes que ali se deslocam para apreciar os vários presépios construídos pelos habitantes da freguesia.
De ano para ano, os moradores dos vários lugares presenteiam os visitantes com belas construções, alguns considerados como verdadeiras obras de arte. Este ano, quem se deslocar à aldeia de Garfe poderá apreciar quinze presépios, mais dois que no ano transacto.
De 8 de Dezembro a 6 de Janeiro, a freguesia de Garfe transforma-se na Aldeia dos Presépios, numa iniciativa que envolve os moradores dos vários lugares e de diversas gerações. Dos mais pequenos aos mais velhos, todos dão o seu contributo na construção do presépio representativo do seu lugar.
No centro da freguesia, no lugar de Salgueiros, vai nascer a “Loja da Aldeia dos Presépios”, com posto de informação e venda de lembranças. De 8 de Dezembro a 6 de Janeiro os presépios podem ser visitados nos seguintes horários: de segunda a quinta- -feira, das 18 às 22 horas; às sextas-feiras, das 18 às 23 horas; aos sábados, das 14 às 23 horas; e aos domingos, das 14 às 22 horas.
Tal como vem acontecendo nos últimos anos, cada um dos presépios recebe a celebração de uma missa, que ficaram definidas da seguinte forma: No dia 8 de Dezembro (terça-feira), às 17 horas – Presépio do Curso de Geriatria, na Av. Padre Manuel Cunha; no dia 11 (sexta-feira), às 20h30 – Presépio da Costa-Roda; no dia 12 (sábado), às 18 horas – Presépio do Pinheiro; no dia 13 de Dezembro (domingo), às 17h30 – Presépio do Cilindro; no dia 18 sexta-feira), às 11 horas – Presépio da EB1/JI de Garfe; no dia 18, às 20h30 – Presépio de Sal-gueiros; no dia 19 (sábado), às 17 horas – Presépio da Devesa; no dia 20 (domingo), às 17h30 – Presépio da Pena; no dia 24 (quinta-feira), às 10 horas – Presépio do Carvalhinho; no dia 24, às 24 horas – Missa do Galo no Presépio de Assento, Rande e Igreja de Cima; no dia 25 (sexta-feira), às 17 horas – Presépio de Gondiães (escuteiros); no dia 26 (sábado), às 18 horas – Presépio de S. Roque, Teire e Azenha Nova: no dia 27 (domingo), às 17 horas – Presépio de Fonte de Milho, Comenda e S. Pedro; no dia 31 (quinta-feira), às 16 horas – Presépio de Quintã, Eiras, Comenda e Outeiro; e no dia 1 de Janeiro (sexta-feira), às 17 horas – Presépio dos Moinhos.