Esperança

Prioridade à acção social

Promover o convívio e proporcionar um conjunto de serviços, nomeadamente rastreios médicos, à população mais idosa é um dos objectivos da Junta de Freguesia de Esperança, cuja presidência é agora ocupada por José Alberto Pereira. Segundo os elementos da Junta de Freguesia, o objectivo é trazer, duas vezes por semana, os mais velhos ao edifício da Junta de freguesia, onde aí poderão passar o seu tempo livre, conviver e desfrutar de várias actividades. Com uma população constituída por uma percentagem bastante significativa de idosos, e onde a emigração está bem patente, a Junta de Freguesia pretende, deste modo, e em colaboração com a Câmara Municipal e outras entidades do concelho, proporcionar momentos de animação e alegria, onde a dança e a música marcarão também presença, no sentido de que a população “mais crescida” recorde os seus tempos de juventude.
Para facilitar o acesso dos mais idosos, e das pessoas com deficiência motora, à sede de Junta, vai ser construída uma rampa junto à porta de entrada, em substituição das escadas existentes.
O projecto, apresentado pela Junta de Freguesia de Esperança à Câmara Municipal, teve uma excelente aceitação, e o mesmo deverá ser seguido pelas freguesias de Friande, S. João de Rei e Vilela.
Para além desta iniciativa de cariz social, a Junta de freguesia encontra-se, neste momento, a realizar algumas intervenções na rede viária da freguesia. Exemplos disso são a pavimentação, em calçada à fiada, da berma da estrada, desde o edifício da sede de junta até à Capela de Santo António e a pavimentação do caminho da Ceboleirinha, em calçada à fiada, numa obra que se inicia dentro de pouco tempo. Nestas duas intervenções, a Junta de freguesia conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Junto ao Largo da Igreja, cuja intervenção no local foi realizada pelo anterior executivo, está a proceder-se ao alargamento de uma curva, com a canalização das águas pluviais e a diminuição da inclinação da via, numa obra suportada pela autarquia povoense.