Centro de Interpretação de Calvos


Agricultura Biológica em destaque

Visitas ao Centro de Interpretação de Calvos, com prova de infusões e compotas biológicas; sementeiras de favas e ervilhas; acções de sensibilização; e visitas às quintas de produção em modo biológico, foram algumas das actividades desenvolvidas no âmbito da Semana Bio, realizada de 23 a 28 de Novembro, cujo encerramento ficou marcado, no dia 28, com um jantar biológico, realizado no Restaurante “O Vítor”, em S. João de Rei. Composto de produtos biológicos, o jantar, depois das entradas (azeitonas, salpicão e pão e azeite) teve como prato principal a costeleta de Vitela (barrosã) biológica grelhada com batata a murro e salada; queijo com compota e leite-creme, como sobre-mesa. Este foi o primeiro de três jantares que a Câmara Municipal pretende realizar nos próximos meses. No meses de Janeiro e Março, o pica no chão e o porco bísaro serão os produtos biológicos em destaque.
As acções de sensibilização, realizadas durante a Semana Bio, integraram, também, a elaboração de compotas com ingredientes unicamente biológicos. Em Vilela, na cozinha da escola, Catarina e Sónia Martins deram a conhecer as compotas “Raiz de Ouro” aos alunos que integraram as acções de sensibilização, realizadas na tarde de quinta-feira, dia 26 de Novembro. Maçã, figo, abóbora-côco, abóbora-ananás, pêra, tomate, abóbora com noz e framboesa foram algumas das compotas já confeccionadas por estas irmãs.
Depois de assistirem à confecção da compota de framboesa, os alunos finalistas do JI de Vilela, assim como os alunos do 1.º ciclo daquele estabelecimento de ensino e um grupo de alunos da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso provaram as iguarias produzidas por Catarina e Sónia, que além da carreira de docentes, abraçam a confecção de compotas biológicas.
Na Póvoa de Lanhoso, são mais de uma dezena os produtores biológicos ligados à produção vegetal ou animal. A estes juntam-se três unidades de turismo rural que também já aderiram ao conceito de Bioturismo, adoptando práticas de AB aliadas ao turismo.