EB 2,3 de Taíde

Comemora S. Martinho

O Clube da Floresta Pinheiro Vivo proporcionou momentos de convívio na E.B.2,3 de Taíde. Um grupo de Alunos do Clube da Floresta esperava os colegas à saída das aulas e entregava os cartuchos das castanhas e uma receita que referia: ”Pelo S. Martinho come-se doce de abóbora com queijinho!”. Afinal a tradição já não é o que era mas, este ano, há 15 dias, um grupo do Pinheiro Vivo lembrou-se de confeccionar doce de abóbora e de castanha para adoçar o início das actividades do Clube.
Isto resultou porque estavam inscritos cerca de 80 alunos e agora já ultrapassam os 100… Afinal há muitos gulosos!!!
Enquanto saboreavam as castanhas, puderam visitar a “Feirinha da castanha e dos doces…”, no Polivalente da Escola, onde se pesavam castanhas e se provavam os doces de abóbora e de castanha. O espaço envolvente estava recheado de provérbios, quadras e adivinhas sobre a Lenda de S. Martinho e do Concurso de Quadras de S. Martinho, promovido pelo Clube da Floresta.
No final, todos regressaram às aulas e os mais resistentes deram uma preciosa ajuda na limpeza do espaço onde se realizou a actividade.

Campanha de Troca
de Lâmpadas pelo Clube Pinheiro Vivo

Com a intenção de melhorar o Mundo, o Clube Pinheiro Vivo da E.B.2,3 de Taíde aderiu à Campanha de Troca de Lâmpadas. No dia 4 de Novembro 2009, após a apresentação dos membros do Clube da Floresta «Pinheiro Vivo», da E.B.2,3 de Taíde, foi lançada a pergunta “Queres Ajudar a Mudar o Mundo?!”
O tempo foi passando e, no dia 12 de Novembro, um grupo do Clube da Floresta, sempre sob a orientação dos Professores da Equipa do referido Clube, desvendaram a pergunta e deram a conhecer a Campanha da Troca das Lâmpadas promovida pelos Ministérios da Educação e da Economia e da Inovação, pelo Fundo de Apoio à Inovação e EDP.
No dia 17 de Novembro, outro grupo do Clube da Floresta - Pinheiro Vivo foi responsável por distribuir os panfletos e os autocolantes pelas saquinhas da Campanha de Troca de Lâmpadas.
No dia 19, pelas 9 horas, mais um grupo do Clube da Floresta colocou as quatro lâmpadas nos saquinhos que já estavam prontos para as receber… Era, então, altura de rechear os “Pontos de Troca de Lâmpadas”, distribuídos pelo Átrio e pelo Polivalente da Escola E.B.2,3 de Taíde.
Cerca das 10 horas, iniciou--se a troca de lâmpadas com os primeiros “amigos do Mundo”, graças ao empenho dos diferentes grupos de alunos do Clube da Floresta – Pinheiro Vivo, escalonados para o efeito, e à colaboração de alguns professores e funcionários que se associaram a esta bela Equipa! Foram muitos os alunos, professores, funcionários e alguns Encarregados de Educação que trocaram uma lâmpada incandescente por quatro economizadoras. Mais tarde, pelas 10h45m, os amiguinhos do Clube da Floresta “Floresta da Pequenada” da Escola E.B.1 de Porto D`Ave e alguns dos seus colegas deslocaram-se até à Escola EB 2,3 para participarem nesta iniciativa; desde os mais pequenos aos mais velhos incluindo as respectivas pro- fessoras deixaram as lâmpadas responsáveis pelo gasto exagerado de energia e levaram aquelas que vão ajudar a poupar!
Para os alunos, professores e funcionários mais esquecidos foram realizadas algumas reservas para o dia seguinte. Afinal vale a pena dar uma outra oportunidade aos que querem ajudar a mudar...