EB 2,3 de Taíde

Alice Vieira visitou escola


A Escola EB 2,3 de Taíde contou, no dia 18 de Novembro, com a presença da escritora Alice Vieira, uma das mais importantes autoras portuguesas de literatura infanto-juvenil. Aquando da sua presença naquele estabelecimento de ensino, Alice Vieira participou em três sessões destinadas aos alunos do 2.º ciclo, conhecedores das obras da autora, no âmbito do Plano Nacional de Leitura. “Acabei por descobrir a paixão pela escrita. Todos nós nascemos com um dom. Temos é que o descobrir e depois trabalhar esse dom”, disse Alice Vieira aos alunos presentes.
Questionada pelos alunos, a autora revelou que começou a escrever para crianças com 10 e 11 anos e que os seus primeiros livros foram acompanhando o crescimento dos seus filhos.
Revelando que os seus gostos recaem na criação de romances para jovens e adultos, Alice Vieira deu a conhecer que as suas obras são inspiradas na realidade. “Escrevo sobre tudo aquilo que a realidade me dá, que depois é trabalhado. Parto sempre da realidade e das minhas memórias de infância”, disse a autora. “Os olhos de Ana Marta” e “Rosa, Minha Irmã Rosa” foram as obras que mais despertaram os alunos e sobre as quais foram pedidos mais esclarecimentos à autora. “Das obras publicadas, qual a que mais aprecia?”, “Quanto tempo demora a escrever um livro?”, “O que sentiu quando recebeu o pré-mio de literatura infantil em 1983?”, “Edita muitas obras no estrangeiro?” e “Gosta mais de ser jornalista ou escritora?”, foram algumas das questões colocadas pelos alunos. Como forma de homenagear a escritora, a Escola EB 2,3 de Taíde possui uma sala com o nome “Alice Vieira”.