Organização da “Oportunidades”

Jornadas sociais supra-concelhias

Tem lugar no dia 9 de Dezembro, no Auditório da Casa da Botica, na Póvoa de Lanhoso, as I Jornadas Sociais Supra-Concelhias, numa organização da “Oportunidades” – Associação Portuguesa de Prevenção e Apoio à Saúde Mental, com sede no Largo António Lopes, n.º 322, desta vila.
Com o objectivo de promover um espaço alargado de reflexão sobre a temática das qualificações das Organizações Sociais Sem Fins Lucrativos, em termos da qualidade das respostas, estas jornadas visam, ainda, sensibilizar e informar as organizações sociais sobre as necessidades, exigências e oportunidades da qualificação do sector social, assim como a promoção da troca de experiências, boas práticas e formas de intervenção entre técnicos e dirigentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social.
“A Qualificação das Organizações Sociais – no caminho da excelência” é o tema desta primeira edição das jornadas sociais tem como destina-ários os parceiros das redes sociais, representantes e técnicos das Organizações Sociais Sem Fins Lucrativos e a população em geral.

Desafio que passa pela promoção da qualidade e da qualificação dos técnicos
Segundo Carla Soares, directora da OPORTUNIDADES, estarão presentes nesta iniciativa todas as redes sociais do distrito.
“As organizações sociais, como qualquer entidade, não fogem a um novo desafio que passa pela promoção da qualidade e da qualificação dos seus técnicos, no sentido de haver sustentabilidade dos seus projectos. A qualificação é hoje uma exigência das tutelas, quer do Ministério da Saúde, quer da Segurança Social”, refere Carla Soares.
“Não é possível oferecer respostas sociais adequa- das se não houver um equipamento social adequado”, adianta Carla Soares.

Diálogo entre redes sociais é objectivo das jornadas
Promover o diálogo com outras redes sociais, no sentido de saber a forma como estão a trabalhar, as pistas que podem oferecer e como avançar para melhorar a qualidade, são objectivos da iniciativa, segunda a directora da associação, que adianta ainda que “o objectivo destas jornadas, para além de promover a reflexão, é promover uma cultura de qualidade”.
“Hoje em dia, temos que entender que a competição é muito, mesmo ao nível das IPSS’s. Mesmo não tendo fins lucrativos, somos obrigados a competir com outros, mesmo de fora do concelho e para competir é preciso ter “armas” iguais”, salienta Carla Soares, onde o trabalho em rede e a troca de experiências é fundamental. “Para haver sustentabilidade e crescimento é preciso ter qualidade”, vinca a directora da OPORTUNIDADES.
A Qualificação do Sector Social – Caminhos, desafios e Oportunidades; Mesa 2: Qualidade das Respostas e Equipamentos Sociais; e Mesa 3: Organizações sociais: novos desafios, novas exigências serão os temas abordados nas primeiras jornadas sociais supra-concelhias.