Taíde

Fé arrasta multidões
a Porto d’Ave


Terminou, no passado domingo, a Romaria de Nossa Senhora do Porto d’Ave em Taíde, cujo início ocorreu no dia 29 de Agosto. A solene procissão, na tarde daquele dia, foi um dos momentos altos da Romaria de Nossa Senhora do Porto d’Ave.
Ano após ano, aquela celebração, conhecida como a romaria dos bifes e dos melões, continua a atrair multidões, com os devotos a marcar presença nos vários momentos do programa, elaborado pela Real Confraria de Nossa Senhora do Porto d’Ave. No domingo, principal dia de festa, os actos religiosos estiveram em destaque, com a eucaristia, durante a manhã, a ser presidida por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga. No decurso da homília, o responsável máximo da Diocese de Braga deixou o apelo para que “sejamos Cristãos em todos os momentos que compõem a nossa vida”, tomando “consciência permanente, contínua e constante de que somos Cristãos e por isso temos que viver o nosso baptismo”.
Para além de incentivar os presentes a acolher e ouvir a palavra de Deus, D. Jorge Ortiga defendeu a necessidade de “professar a Fé”. A par desta necessidade de ouvir e professar a palavra de Deus, o Arcebispo Primaz de Braga alertou de que “nem sempre a palavra de Deus é proclamada de modo a ser ouvida. Os leitores nem sempre se preparam como deviam preparar porque as condições para proclamar essa palavra nem sempre são as melhores”.
No decurso daquela manhã, centenas de devotos deslocaram-se ao interior do templo para pedir a protecção daquela santa e cumprir as suas promessas. Dos mais pequenos aos mais adultos, foram vários os que se deslocaram à sacristia para beijar a imagem de Nossa Senhora do Porto d’Ave, pedindo-lhe a sua protecção. De tarde, pelas 17 horas, saiu à rua a majestosa procissão, que contou com dez andores, ornamentados com flores naturais, e dezenas de figurantes, num acto que teve a colaboração do Corpo de Escutas daquela freguesia. Antes deste acto religioso, a actuação da Banda Musical de Golães e a Banda Musical Arocense deliciaram os presentes com as suas magníficas interpretações. Na procissão solene, que percorreu as principais artérias, estiveram representados os grupos e associações da freguesia, assim como o poder civil e religioso.