Bombeiros Voluntários

Secretário de Estado da Saúde
apadrinhou aniversário

Numa cerimónia que contou com a presença de Manuel Pizarro, Secretário de Estado da Saúde, os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso comemoraram, no dia 5 de Setembro, o seu 105.º aniversário, num acto que ficou marcado pela assinatura de um protocolo com o INEM para a criação de um posto de emergência médica, que ficará localizado no quartel da associação. A partir daquele dia, a frota automóvel dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso conta com uma ambulância do INEM, apadrinhada pelo Secretário de Estado da Saúde.
Para além da viatura do INEM, os soldados da paz povoenses inauguraram três novas ambulâncias, uma de socorro e duas de transportes de doentes, uma delas usada, adquirida na Holanda, que será utilizada, preferencialmente para transportes de longa duração. A par da aposta na renovação da frota automóvel, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso tem adquirido diverso material para a corporação, nomeadamente equipamento de protecção individual, dando melhores condições de trabalho a todos aqueles que diariamente servem a associação e praticam o lema “Vida por Vida”.
Pelas mãos do Governador Civil de Braga, José Ferreira Lopes, veio o despacho, já enviado para publicação em Diário da República, que assegura a entrega, em breve, da viatura de desencarceramento, há muito prometida pelo poder central à corporação da Póvoa de Lanhoso.
As cerimónias de aniversário iniciaram-se pelas 9 horas, com o hastear da bandeira e formatura geral na parada do Quartel dos Bombeiros Voluntários, seguindo-se, juntamente com os elementos da Santa Casa, a romagem ao cemitério e, pelas 10h30, a missa solenizada. Posteriormente, as duas entidades prestaram homenagem a António Ferreira Lopes, fundador dos Bombeiros e do Hospital, junto ao seu monumento.
De tarde, pelas 15 horas, as atenções estiveram centradas no corpo dos infantes que realizou uma descida de rappel. Segundo o comandante honorário Costa e Silva, tratou- -se de um exercício com cordas, com níveis de segurança. Durante os últimos tempos, os mais pequenos estão a assimilar conhecimentos relacionados com as regras de segurança e obediência.
Depois da cerimónia de bênção das novas viaturas, da promoção e condecoração de diversos bombeiros, seguiu-se uma homenagem aos saudosos comandantes e ao bom-beiro voluntário, com a deposição de flores no busto do comandante Luís Pinto da Silva e Monumento ao Bombeiro Voluntário.
Os beneméritos e amigos da instituição não foram esquecidos e duas das ambulâncias receberam o nome Família Ferreira Martins e Intermar-ché, reconhecendo-se, desta forma, todo a ajuda prestada ao longo destes anos.
As cerimónias contaram ainda com a sessão solene, no Fórum dos Bombeiros Voluntários, num acto em que marcaram presença as autoridades civis e religiosas. De- pois da cerimónia de assinatura de protocolo, o representante do INEM, Pedro Lopes, anunciou que, a curto prazo, a ambulância agora entregue, assim como as restantes entregues pelo INEM, serão dotadas de um disfibrilhador, que será um “importante factor da melhoria do socorro, seguindo-se a formação dos profissionais, que são um factor decisivo para a qualidade do serviço prestado.
(...)