Hospital António Lopes comemorou 92.º aniversário

Humberto Carneiro assume
candidatura no dia de aniversário


No dia de aniversário do Hospital António Lopes, a 5 de Setembro, Humberto Carneiro, Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, assumiu a sua candidatura a um novo mandato de três anos. Os projectos em curso, e a concretização, assim como a sustentabilidade dos mesmos são as razões que levam Humberto Carneiro a recandidatar-se a um novo mandato à frente dos destinos da Misericórdia.
Tal como vem acontecendo nos últimos anos, a Santa Casa da Misericórdia da Pó-voa de Lanhoso e a Associa-ção Humanitária dos Bom-beiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso elaboraram um programa conjunto para celebrar a passagem do aniversário de ambas as institui-ções, no dia 5 de Setembro. De entre os vários momentos constantes do programa, teve lugar o hastear da bandeira, a romagem ao cemitério e a missa solenizada, seguindo-se a homenagem ao benemé-rito António Lopes, no seu monumento situado no Largo António Lopes.
Posteriormente, entidades e convidados presentes rea-lizaram uma visita às obras de reconstrução e ampliação da Casa do Feitor que irá acolher a Unidade de Longa Duração, que será baptizada com o nome de Elvira Câmara Lopes, em homenagem à esposa do grande benemérito povoense. Depois desta visita, e de se ficar a conhecer o andamento da obra, teve lugar a inauguração da remodelação e ampliação dos Ser-viços Administrativos Cen- trais da Santa Casa, com o descerramento da placa come- morativa e bênção das instalações.
O Salão Nobre do Hospital António Lopes recebeu na sessão solene, no decurso da qual Humberto Carneiro des-tacou que aquele era um dia especial para o concelho, com o aniversário das duas maiores instituições. Vincando que a Santa Casa se encontra mais rica em termos de património, mais sólida em termos económicos e financeiros e nas respostas oferecidas à comunidade, o Provedor da Santa Casa destacou as obras realizadas ao longo do mandato. No dia 11 de Feve-reiro de 2010, dia em que se assinala o 100.º aniversário da morte de Elvira Câmara Lopes, a Santa Casa da Mi-sericórdia irá proceder à inauguração da Unidade de Lon-ga Duração, com capacidade para 29 camas.
Humberto Carneiro deixou ainda uma nota de preocupação relativamente às oscilações nas taxas de ocupação da unidade de conva- lescença, revelando que “as valências afectas a esta uni-dade não podem estar ao sabor das oscilações”.
Aos funcionários da insti-tuição, o Provedor da Santa Casa deixou uma nota de reconhecimento pela entrega, empenho e dedicação.
Naquele momento, Humberto Carneiro distinguiu 19 colaboradores da Santa Casa, pela comemoração dos 10, 20 e 30 anos ao serviço da instituição.
(...)