Pelas margens do Cávado

Passeio cativou participantes

No passado sábado, dia 22 de Agosto, cerca de 20 pessoas participaram num percurso pedestre ao longo do rio Cávado. Com início na freguesia de Ajude, mais propriamente no lugar da Piconha, os pedestrianistas aventuraram-se ao longo do rio, apreciando a beleza do local, bem como a sua fauna e flora. Mais do que a manutenção física, iniciativas como esta dão a conhecer aos interessados recantos do concelho, por vezes um pouco esquecidos.
Os participantes seguiram pelas margens do Cávado, com algumas incursões no interior das populações, uma vez que algumas partes do traçado estavam obstruídas à passagem, na medida em que se trata de um percurso pedestre que ainda não está homologado, mas tudo indica que possa, no futuro, ser integrar a lista de ofertas concelhias em termos de percursos pedestres.
O passeio pelo Cávado, no passado sábado, foi o quinto de sete passeios programados pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em colaboração com a empresa “Terra Pedestre”. Divulgar as potencialidades do concelho e o contacto com a natureza são os objectivos destas iniciativas.
Iniciado pelas 10h30, e numa percurso de cerca de 6 km’s, o passeio terminou na freguesia de Verim, na chamada “Boca de Saída”. Por trilhos municipais de terra batida e passagem por campos e regueiros, os participantes apreciaram a beleza do local. Os velhos moinhos existentes ao longo da margem, apesar de destruídos não deixaram de encantar pelas suas formas.
Depois do passeio pelo Cávado segue-se, no dia 19 de Setembro, o Passeio das Belas Vistas, entre o Castelo e o Monte de S. Mamede. A participação é gratuita. Inscrições e informações no Posto de Turismo, na Casa da Botica, ou através de turis-mo@cm-povoadelanhoso.pt e ainda de 253 639 708.