Vilela - Festa da Senhora das Maravilhas

Toy é a figura de cartaz

De 21 a 24 de Agosto, a freguesia de Vilela recebe as tradicionais festas em honra de Nossa Senhora das Maravilhas. Por aqueles dias, a freguesia vive momentos de alegria e de intenso movimento. Depois da música gravada no primeiro dia, sexta-feira, dia 21, a festa prossegue no sábado, dia 22, pelas 21 horas, com a realização dos actos religiosos e da procissão de velas. Durante aquele dia, a comissão de festas prossegue com o peditório ao longo de todos os lugares da freguesia. Às 22h30, o grupo “Bandaneira Evoluntiom Tour” promete momentos de grande animação, cuja actuação se prolonga até às 24 horas, ocasião em que será queimada uma sessão de fogo. No dia 23, domingo, pelas 11 horas, celebra-se a missa em honra de Nossa Senhora das Maravilhas, cantada pelo grupo coral da freguesia e, pelas 15 horas, entra no recinto a Fanfarra de Briteiros, do concelho de Guimarães. A procissão sai à rua pelas 16 horas, com diversos andores e figuras alegóricas a incorporar o acto.
Finda a cerimónia religiosa, o recinto das festas recebe a actuação do Rancho Infantil da Póvoa de Lanhoso. À noite, o folclore continua no centro das atenções e, às 21 horas, dá-se a actuação do Rancho Folclórico de Martim de Freitas e do Rancho Folclórico de Verim. Uma sessão de fogo, pelas 24 horas, encerra o dia de festa. Na segunda-feira, pelas 10 horas, celebra-se uma missa por todos os emigrantes da freguesia. Pelas 15h30, retomam os actos religiosos, com a reza do terço. No final, as atenções estão voltadas para os jogos tradicionais que decorrem no recinto das festas.
À noite, pelas 22h30, entra em palco o grupo de dança “Movistar”, da freguesia de Vilela, que antecipa a entrada em palco do famoso cantor Toy, cuja actuação está agendada para as 23 horas. Uma grandiosa sessão de fogo encerra as festas deste ano.