Friande: festas da Sra. da Ajuda


Verdadeira enchente 

A freguesia de Friande viveu, de 7 a 10 de Agosto, momentos de grande animação com a celebração das festas em honra de N. Sra. da Ajuda. A actuação dos “Santa Maria”, na noite de sábado, dia 8, foi o momento alto das festas, com o espaço junto à capela de Nossa Senhora da Ajuda a receber centenas de pessoas que ali se deslocaram para acompanhar a actuação da famosa banda portuguesa. Segundo alguns dos populares, assistiu-se a uma verdadeira enchente como há muito não era vista. No principal dia de festa, domingo, os actos religiosos marcaram presença com a celebração da eucaristia, pelas 10h30, e a procissão, pelas 15 horas. No decurso da missa solene, o padre Marco Gil convidou os presentes a olhar para os desígnios de S. Paulo, caminhando na caridade e perdoando aos outros. O sacerdote desafiou ainda para que sejamos “verdadeiros peregrinos e verdadeiros devotos”
No final da eucaristia, na manhã de domingo, o povo uniu-se para a bênção de um novo cruzeiro, numa oferta da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Para além da oferta do cruzeiro, a autarquia povoense comparticipou no arranjo dos envolventes à capela de Nossa Senhora da Ajuda, oferecendo uns portões para o recinto. A par destes melhoramentos, a comissão de festas procedeu à pintura da capela, dando, assim, uma maior dignidade ao local.
O último dia de festa, segunda-feira, ficou marcado por uma sardinhada, durante a tarde, e, à noite, a realização de uma garraiada. O grupo “Vozes de Echternach” animou musicalmente aquele dia, que encerrou as festas em honra de Nossa Senhora da Ajuda.