Freguesia de Verim


Junta melhorada

Cerca de 65 mil euros foi o valor investido pela Junta de Freguesia de Verim e Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso na ampliação e requalificação do edifício da sede de Junta de Freguesia de Verim.
As obras, que incidiram no exterior e interior do edifício, assim como no espaço envolvente, permitiram tornar aquele espaço mais funcional, conferindo-lhe ainda uma maior dignidade.
A inauguração daqueles benefícios ocorreu no dia 2 de Agosto e a cerimónia, para além das autoridades civis e religiosas, contou com a presença do povo da freguesia, que não deixou de se associar ao acto.
Por ocasião dos discursos, Carlos Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Verim, salientou que aquele espaço “é a Casa do Povo de Verim”. Contando com um espaço público de internet, a sede de Junta de Verim encontra-se aberta ao público, das 13 às 18 horas, contando ainda com um espaço destinado ao rancho folclórico da freguesia.
Nas obras, a Junta de freguesia local investiu mais de vinte mil euros, como indicou Carlos Sousa. Pintura das paredes interiores e exteriores, novo telhado, colocação de alarme contra intrusão e detecção de incêndios, ar condicionado, sistema de comunicações estruturadas, sistema de segurança e intervenção nos espaços verdes, foram alguns dos melhoramentos realizados.
A ampliação daquele edifício permitiu a criação de uma garagem, assim como de um gabinete destinado à presidência. O anterior espaço destinado ao presidente da Junta de freguesia deu lugar a um posto de internet, com dois computadores, colocado ao serviço de toda a população.
Para além de agradecer o contributo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, cujas verbas rondaram os 45 mil euros, Carlos Sousa solicitou, ao presidente da Câmara Municipal, a transferência das verbas para a obra projectada para o ano 2009, que diz respeito à construção de uma capela mortuária na freguesia.
“Esta obra está bonita. Foi uma requalificação bem feita”, considerou Manuel José Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. “Vamos continuar a transferir mas comece a capela mortuária. Só transferimos mediante medições. Estamos dispostos a transferir mas é preciso que comece a obra”, disse Manuel José Baptista, relativamente à transferência de verbas da autarquia para as juntas de freguesia.
Depois da cerimónia de inauguração, foi servido um verde de honra a todos os presentes.