Taíde em festa de 29 de Agosto a 6 de Setembro

Romaria de Porto d’Ave

De 29 de Agosto a 6 de Setembro a freguesia de Taíde acolhe a tradicional Romaria de Nossa Senhora do Porto d’Ave, também conhecida como a Romaria dos bifes e dos melões.
O início das festividades ocorre no dia 29 de Agosto, sábado, pelas 9 horas, com o começo das novenas em honra de Nossa Senhora e Ladaínha.
A pregação está a cargo do Padre Luís Miguel Figueiredo Rodrigues. Naquele dia, pelas 15 horas, realiza-se o desfile de cavalos pelas ruas de Porto d’Ave e, pelas 17 horas, a bênção dos animais.
À noite, o Terreiro dos Músicas recebe o Festival Folclórico. No domingo, dia 30, consta a procissão da Senhora da Boa Morte, às 10h15, a novena, pregação e ladainha, e, às 21h30, a animação estará a cargo do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso, com um excerto da peça “Eu Reino”.
No dia 31 de Agosto, de manhã, tem lugar a novena, pregação e ladaínha e à noite, pelas 21h30, a música dos anos 70 estará em destaque. As novenas, pregações e ladainhas prolongam-se até ao dia 5 de Setembro; no dia 1 de Setembro, pelas 21h30, é a vez da actuação da Filármónica Juvenil de Golães (Fafe); no dia 2, pelas 21 horas, é a noite da comunidade EB1; no dia 3, a noite será dedicada ao Grupo Desportivo Porto d’Ave, com a apresentação dos vários escalões de futebol e sorteio de vários prémios. Aquela noite será ainda animada pelo conjunto “Novo Império”; no dia 4, pelas 21 horas, a gran-diosa procissão de velas, e, às 22 horas, a actuação da Banda “América Show”; no dia 5, às 14 horas, realiza-se a Rota dos Bi-fes, pelo BTT Porto d’Ave, e, às 22h30, a actuação da banda “Ukapa”.
No dia 6 de Setembro, principal dia de festa, as atenções estão voltadas para os actos religiosos. Pelas 8 horas, celebra-se a euca-ristia e, às 11 horas, tem lugar a eucaristia solenizada, presidida por um representante do Arcebispo Primaz de Braga. Às 14 horas, dá-se a entrada no recinto da Banda Musical de Golães (Fafe) e da Banda Musical Arcoense (Arcos de Valdevez).
De tarde, às 16 horas, tem início a eucaristia seguindo-se, pelas 17 horas, a grandiosa procissão, organizada pelos escuteiros de Taíde, que contará com um grande número de figurantes e vários andores, acompanhada pela Fanfarra dos Escuteiros de Garfe e com guarda de honra a cavalo.
Um espectáculo de fogo de cachoeira, fogo aquático, sessões variadas e fogo cruzado encerra a Romaria de Nossa Senhora do Porto d’Ave. A freguesia de Taíde está em festa de 29 de Agosto a 6 de Setembro.