Dia 5 de Setembro

Bombeiros e Santa Casa 
comemoram aniversário

No dia 5 de Setembro, as duas instituições mais representativas do concelho – A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da P. Lanhoso e a Santa Casa da Misericórdia da P. Lanhoso celebram o seu aniversário, completando 105 e 92 anos, respectivamente. Do programa elaborado, designado como Dia do Hospital António Lopes/Misericórdia e dos Bombeiros Voluntários, constam vários momentos solenes. Em termos de inauguração, a Santa Casa irá proceder à inauguração da remodelação e ampliação dos Serviços Administrativos Centrais da SCMPL, ao passo que, naquele dia, os Bombeiros Voluntários procedem à bênção de duas novas viaturas.
Do programa elaborado em conjunto por ambas as instituições, consta, pelas 9 horas, o hastear de bandeiras, com formatura geral na parada do Quartel Sede dos Bombeiros Voluntários e no Hospital António Lopes, seguindo-se a romagem ao cemitério para a deposição de flores e, pelas 10h30, a missa solenizada. Posteriormente, pelas 11h30, decorre a deposição de flores no monumento do Largo António Lopes e, às 11h45, a visita às obras de remodelação/ampliação da Casa do Feitor para a Unidade de Longa Duração D. Elvira Câmara Lopes e, às 12 horas, a inauguração da remodelação e ampliação dos serviços administrativos centrais. A sessão solene, no Salão Nobre do Hospital António Lopes, integra, entre outros momentos, a assinatura do protocolo de colaboração entre a Santa Casa e a EPAVE, no âmbito da formação, a distinção de colaboradores e o lançamento da 28.ª publicação da “Santa Causa”.
Findos os actos solenes, decorre um almoço de confraternização no Lar de S. José, com a presença de entidades oficiais e convidados.
De tarde, as cerimónias transitam para os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, com a recepção às autoridades oficiais e convidados a ter lugar pelas 17 horas. Posteriormente, realiza-se uma homenagem aos saudosos comandantes, na figura do comandante Luís Pinto da Silva, com deposição de flores, homenagem ao Bombeiro Voluntário, a imposição de condecorações e promoções e a bênção de novas viaturas ao serviço da associação. A sessão solene tem início pelas 18 horas, seguindo-se, pelas 18 horas, um concerto pelas Banda de Música dos Bombeiros. Depois do jantar de confraternização, tem lugar, pelas 22 horas, um arraial com a presença do grupo “Cantares da Nossa Aldeia” e, pelas 24 horas, o desfile das viaturas da associação, num momento muito aguardado pelos povoenses.