Fontarcada


CNE comemorou 30 anos

O Agrupamento do CNE 726 – Fontarcada esteve em festa nos dias 11 e 12 de Julho. Comemorou 30 anos de existência e festejou a data num acampamento onde estiveram representados todos os agrupamentos do núcleo da Póvoa de Lanhoso.
O acampamento, realizado na Quinta do Ribeiro, no lugar de Arrifana, que teve como tema “Unidos por um Ideal”, começou bem cedo. No sábado de manhã, começaram a chegar, de mochila às costas, os primeiros elementos que iriam participar desta grande actividade. Durante a manhã, decorreu a montagem de campo, por secções, conforme os participantes iam chegando. A abertura oficial do acampamento foi às 14:30h, com hastear de bandeiras, onde estiveram presentes cerca de 250 escuteiros para dar início às actividades.
Durante a tarde, houve jogos por secções. Os lobitos viveram intensamente a vida num formigueiro. Todos eles eram formiguinhas que trabalhavam arduamente, unidas e organizadas para conseguirem ter o que precisam. Os exploradores partiram à conquista, através do jogo das Bolas de Cristal, que detinham poderes especiais e que, quando juntas, poderiam realizar desejos. Os pioneiros foram construindo a sua personalidade para poderem ser investidos Cavaleiros da Távola Redonda. Foi uma tarde bem preenchida com actividades que notoriamente agradaram a todos, pois iam chegando ao campo muito animados.
A noite foi dedicada ao Fogo de Conselho, onde foram apresentados os trabalhos feitos durante o dia sobre os vários temas, as peças de teatro e as canções que foram sendo preparadas antes deste dia. A animação e a alegria, tradicionais deste momento de encontro, estiveram sempre presentes.
No domingo, depois da alvorada e devidamente organizados, partiram em direcção ao parque da Trivima onde realizaram o Jogo da União, que havia sido preparado. Um jogo muito dinâmico para acordar o pessoal! Depois de terminado o jogo, e quase na hora de preparar o almoço, foram revelados os resultados das provas e, ordenadamente, regressaram ao campo.
Depois do almoço, começou a preparação do desfile, que seguiu orientado pela fanfarra até ao Mosteiro, onde se realizou a Eucaristia, pelas 15 horas, presidido pelo Padre Marco Gil, Assistente de Núcleo, e o Padre Fernando Eurico, Pároco de Fontarcada e Assistente do Agrupamento Aniversariante.
No final da Eucaristia foi o regresso ao campo para o encerramento oficial do acampamento, desmontagem de campo e voltar a casa com “a esperança de um dia voltar”.
O Agrupamento de Fontarcada deixa aqui o seu agradecimento a todos quantos participaram neste Acampamento e ao Sr. Álvaro Mendes da Silva, proprietário do local belíssimo onde se realizou esta grande festa.