CASO DE POLÍCIA

Ferreiros: casa de diversão
nocturna selada pela GNR


Três cidadãos nacionais, dois homens e uma mulher, foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência no âmbito de uma operação de fiscalização a um estabelecimento de diversão nocturna localizado junto à Estrada Nacional 103, que liga Braga à Póvoa de Lanhoso, no lugar do Pêgo, na freguesia de Ferreiros.
A operação, resultante do cumprimento de um mandado de busca, que teve o seu início pelas 23 horas de terça-feira, dia 4 de Agosto, e terminou na manhã de quarta-feira, dia 5, envolveu os militares do NIC do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso, assim como elementos dos postos territoriais (PTER) da GNR da Póvoa de Lanhoso, Amares e Gerês, uma equipa cinotécnica e elementos do Pelotão de Intervenção Rápida da GNR.
No espaço de cerca de um ano, o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do DTER da GNR da Póvoa de Lanhoso procedeu ao encerramento, pela segunda vez, daquele estabelecimento de diversão nocturna. No decurso das operações foram identificadas dez cidadãs, oito das quais de nacionalidade estrangeira. Duas das cidadãs estrangeiras foram notificadas para abandonar voluntariamente o território nacional e as restantes encontram-se a aguardar a regularização da sua permanência em Portugal.
Segundo apuramos, os cidadãos constituídos arguidos, cujas idades se situam entre os 27 e os 50 anos, e residem nos concelhos de Braga, Barcelos e Póvoa de Lanhoso, encontram-se alegadamente indiciados pela prática de lenocínio, auxílio à emigração ilegal e violação da obrigação de encerramento, que estava determinada por despacho judicial. No decurso das buscas, foram apreendidos objectos relacionados com a prática de lenocínio.

NIC apreende cannabis em busca domiciliária

No decorrer de uma busca domiciliária, realizada na tarde terça-feira, dia 4 de Agosto, no concelho de Amares, o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial da GNR da P. Lanhoso apreendeu várias plantas de cannabis, uma pequena quantidade de haxixe, sementes e plantas de cannabis em fase de secagem (liamba), assim como diverso material relacionado com o consumo/tráfico de produtos estupefacientes.
O alvo da busca foi uma residência, tendo os militares detectado as plantas num anexo agrícola, situado no quintal da residência.
O restante material apreendido encontrava-se no interior da referida residência. Nesta operação, para além dos elementos do NIC, estiveram envolvidos quatro militares do Posto Territorial da GNR de Amares, assim como uma equipa cinotécnica do Comando Territorial de Braga.
Dois indivíduos, residentes no concelho, com idades entre os 16 e os 22 anos, foram constituídos arguidos, tendo prestado termo de identidade e residência. Anteriormente, no dia 31 de Julho, o NIC da GNR da P. Lanhoso deteve, em Amares, um indivíduo por posse de haxixe. Por ocasião da detenção, o referido individuo, residente naquele concelho, tinha em sua posse cerca de 120 gramas de haxixe.
Ao longo dos últimos meses, tendo sido várias as apreensões de cannabis realizadas pelo NIC do DTER da GNR da P. Lanhoso, nos concelhos da sua área de intervenção.

Casal detido com material contrafeito

Um casal foi detido, na tarde de segunda-feira, dia 10, na Póvoa de Lanhoso, quando se preparava para vender material alegadamente contrafeito. A detenção, realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial (DTER) da GNR da Póvoa de Lanhoso, aconteceu por volta das 16h30, na Avenida dos Bombeiros Voluntários, na P. Lanhoso. O casal, de 23 e 28 anos, reside no concelho de Braga. Aquando da detenção, o casal tinha em sua posse cópias ilegais de CD’s e DVD’s, assim como relógios e óculos de sol alegadamente contrafeitos. Emporio Armani, Guess, Dolce e Gabbana, Diesel e Ray-Ban são algumas das marcas dos objectos apreendidas.
Depois da detenção, o casal foi identificado, tendo sido constituído arguido e prestado Termo de Identidade e Residência. Os mesmos estão indiciados por alegado crime de usurpação de direitos de autor.
No total, foram apreendidos quinze relógios, cerca de 160 DVD’s, 46 pares de óculos de sol e 23 CD’s. O material apreendido será entregue no Tribunal Judicial da Póvoa de Lanhoso.