Projectos da Santa Casa


Unidade de Longa Duração

A Unidade de Longa Duração, com 29 camas, é um dos projectos que a Santa Casa da Misericórdia tem em curso, numa candidatura aprovada ao abrigo do Programa Modelar. A nova unidade, cuja construção se iniciou em Junho, ocupa uma área de 2400 m2 e deverá estar concluída no final de Dezembro.
A aprovação da obra realizou-se no passado mês de Outubro, tendo sido assinado, em Janeiro último, o protocolo de cooperação com a ARS Norte, no valor de 750 mil euros. A partir dessa data, foram dados passos com vista ao início das obras, tendo sido realizados os projectos de especialidade, posteriormente submetidos às autoridades competentes. Desde o dia 18 de Junho que estão a decorrer os trabalhos de ampliação e remodelação da Casa do Feitor, onde aí ficará localizada a Unidade de Longa Duração, que por sua vez será integrada na Rede Nacional de Cuidados Integrados Continuados (RNCCI), que se junta à Unidade de Convalescença, com 28 camas.
A criação da Unidade de Longa Duração implica um investimento de 2 milhões e 250 mil euros. Dessa verba, 750 mil euros são concedidos pelo Programa Modelar; cerca de 186 mil euros comparticipados pela Câmara Municipal; 750 mil euros obtidos através de um contrato de concessão de crédito, por 10 anos, à Caixa de Crédito Agrícola; e a restante verba suportada pelos capitais próprios da instituição.
(...)