Hospital António Lopes

Jornadas médico-cirúrgicas

Cerca de 280 profissionais de saúde marcaram presença na 5.ª edição das Jornadas Médico-Cirúrgicas, organizadas pelo Hospital António Lopes, da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, no Hotel Rural Maria da Fonte, em Calvos, no dia 4 de Junho, numa sessão de trabalho em que o envelhecimento e a dignidade foram os temas abordados.
“O doente quando tem limitações perde a dignidade exterior mas conserva, e até enriquece, a sua dignidade intrínseca como ser humano”, disse Daniel Serrão, professor doutor do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, durante a conferência inaugural.
“A institucionalização, quando é boa, faz com que o idoso tenha uma enorme satisfação. A institucionalização não é, à partida, má. Hoje, as instituições são lugares privilegiados para que o idoso seja respeitado na sua dignidade intrínseca”, disse Daniel Serrão.
Vincando a importância do tema em debate, e fazendo referência aos doentes de Alzheimer, Daniel Serrão frisou que “a doença retira a capacidade ao doente de comunicar com os outros mas não lhe retira a dignidade. A capacidade de vivenciação emocional nunca se perde”.
“O desafio é que as pessoas vivam mais tempo e vivam com melhor qualidade de vida”, disse Humberto Carneiro, Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, no início da jornada de trabalho.
“O envelhecimento é um desafio e traz-nos necessidade de resposta”, referiu o Provedor da Santa Casa, que deu ainda conta de que “a qualidade das respostas é uma das preocupações da Santa Casa”.
“Demências – Uma realidade emergente”; “paliativos – A importância do ser”; “Unidades de Longa Duração da RNCCI – O inevitável equilíbrio económico e social”; e “Economia Social: Parceiro estratégico da SS na gestão do financiamento do envelhecimento” foram alguns dos temas em debate.
(...)