Nos Paços do Concelho


Fórum Municipal
será real no próximo ano

Num investimento de 4 milhões de euros, comparticipado em 70% pelo QREN, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apresentou, no dia 2 de Julho, um novo projecto que é apelidado, por aqueles responsáveis, como a nova maravilha da Póvoa de Lanhoso. O Fórum Municipal, que integra Biblioteca e Arquivo Municipal, sala multiusos, Loja do Cidadão e Espaço de Apoio às Associações, irá marcar a realidade urbana da Póvoa de Lanhoso, num projecto da responsabilidade do arquitecto Fernando Jorge.
O Fórum Municipal irá nascer na Avenida 25 de Abril, no espaço onde actualmente está instalada a Piscina Descoberta e Pavilhão Municipal, com estes dois equipamentos a serem demolidos e construídos num outro local, numa obra que será também comparticipada financeiramente.
De acordo com a autarquia, os actuais equipamentos não respondem às necessidades exigidas, estão obsoletos e têm elevados custos de manutenção.
Agregando um conjunto de serviços administrativos, culturais e recreativos, o Fórum Municipal será construído em 2010 e permitirá dar resposta às várias necessidades dos povoenses, unificando serviços e contribuindo, ainda, para a vila da Póvoa de Lanhoso ganhar uma nova centralidade.
“O projecto será uma mais-valia para a Póvoa e o seu concelho”, referiu o arquitecto Fernando Jorge, que apontou ainda que “o conjunto a edificar forma uma imagem singular, que marcará uma nova realidade urbana para a Póvoa de Lanhoso”.
Quanto ao projecto em si, Fernando Jorge afirmou que se trata “de um espaço congregador de todas as gentes do concelho” e um “projecto que não é só político mas do interesse de toda a gente”, que “irá reocupar uma zona pouco qualificada sobre o ponto de vista urbano”.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista, mostrou-se orgulhoso pela apresentação do projecto e destacou a reconstrução urbana que tem sido realizada na vila da Póvoa de Lanhoso e tem contribuído para a tornar mais bonita, mais limpa e mais apetecível.
“Para quem muitas vezes nos acusa de não termos rumo, nem termos ideias, aí está a obra”, atirou o presidente da autarquia povoense.
Os Paços do Concelho foram o local escolhido para a apresentação do Fórum Municipal que contou ainda com a visualização de um vídeo sobre a Póvoa de Lanhoso, a apresentação da maquete e de um pequeno excerto da peça “Eu Reino”, em exibição no Castelo de Lanhoso.
Os interessados em enviar as suas sugestões e comentários poderão fazê-lo através do e-mail: forum.municipal@cm-povoadelanhoso.pt.
O granito, material nobre da região, e o vidro são dois dos materiais em destaque na construção do “Fórum Municipal”.
Os 29 pilares, na fachada, representativos das 29 freguesias do concelho da Póvoa de Lanhoso são um dos elementos em evidência.
“Os pilares verticais hierarquizam a importância das freguesias do concelho, onde será colocada a heráldica de cada uma delas”, explica Fernando Jorge, autor do projecto.
Os passos perdidos, assim se designa o hall de entrada, ocupam uma área de 415 m2 e permitem o acesso às várias valências que integram o Fórum Municipal.
Com 2162 m2 e capacidade para 1200 pessoas, a Sala Multiusos tem a particularidade das suas cadeiras poderem ser removidas e adaptar o espaço a qualquer tipo de evento.
Este espaço possui um palco, cozinha de apoio e todas as infra-estruturas necessárias para a realização de grandes eventos.