Galegos em festa recebeu D. Jorge Ortiga


Paróquia inaugurou obras

Numa Eucaristia presidida por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, a paróquia de Galegos procedeu à inauguração, no dia 5 de Julho, das obras de beneficiação da capela mortuária e à bênção e dedicação do altar, num dia em que 45 crismandos receberam o sagrado Crisma. “A família deveria ter a coragem de ter um Bíblia em casa”, desafiou D. Jorge Ortiga, vincando que “somos muito ignorantes da palavra de Deus”. Aquele responsável deixou ainda o pedido para que ganhemos um ardor novo para querermos conhecer a palavra de Jesus, dando mais importância à palavra de Deus na nossa vida e levar essa palavra aos outros.
Dirigindo-se aos crismandos, o Arcebispo Primaz frisou que o sacramento do Crisma é o “sacramento que manifesta que há cristãos adultos na sua maturidade, que põem a sua própria vida ao serviço da comunidade”.
“Por vezes o nosso cristianismo é um cristianismo envergonha-do”, D. Jorge Ortiga, que alertou para “sermos fiéis ao Senhor em toda a nossa vida e não apenas em alguns momentos”.
Quanto à capela mortuária, o Arcebispo Primaz relembrou que “aquele é o lugar onde prestamos homenagem aos nossos amigos ou familiares e o lugar que nos alerta de que este mundo é passageiro.
No decurso da Eucaristia, os 45 crismandos renovaram os compromissos assumidos no Baptismo, com a administração do Sagrado Crisma.
De entre os crismados, encontravam-se 32 adultos e 13 jovens que terminaram o seu percurso na catequese.
Por ocasião da bênção da capela mortuária, D. Jorge Ortiga descerrou uma placa comemorativa do acto. No final da eucaristia, o Padre Armindo Gonçalves agradeceu o apoio de toda a comunidade, assim como à Junta de Freguesia e Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Da parte dos crismados, D. Jorge Ortiga foi presenteado com uma lembrança, para recordar a sua passagem pela paróquia de Galegos.