PÓVOA DE LANHOSO


Sociedade Columbófila
nasceu há cinquenta anos

Há cerca de doze anos que Belarmino Marques Leite é presidente da direcção da Associação Columbófila da Póvoa de Lanhoso e na sua voz sente-se o orgulho e o amor pela modalidade. Já foram cerca de 60 os columbófilos que integraram a associação povoense mas, actualmente, devido à conjuntura económica, esse número ficou reduzido a 17 participantes.
“Neste momento podemos dizer que estamos a atravessar uma fase baixa e a crise reflecte-se a todos os níveis e a columbofilia, como é natural, não podia passar ao lado desta crise”, revela o professor Belarmino, docente da Escola EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio, que não deixa de referir que “a columbofilia é um desporto de ricos praticado por pobres”.
Os custos com a alimentação e tratamento dos pombos de competição têm vindo a agravar-se e levam a que muitos columbófilos desistam da actividade. “Exige despender de alguns recursos monetários pois quem está na columbofilia gosta de marcar e tem de tratar os pombos. A ração e os suplementos estão cada vez mais caros e houve columbófilos que tiveram efectivamente que abandonar a modalidade devido a problemas financeiros”, explica Belarmino Leite.
“Já fomos, há oito anos atrás, cerca de 31 concorrentes e, neste momento, estamos apenas 17, e isto é o reflexo de que também a columbofilia está a atravessar uma crise”, adianta.
“Há sensivelmente dez anos, houve estudos que estimaram que um pombo custaria em média mil escudos, onde se incluía o tratamento do pombo, a inscrição para a campanha desportiva, a vacinação e tudo mais. Hoje, acho que esse valor triplicou. Por isso eu digo que é um desporto de ricos praticado por pobres”, disse Belarmino Leite. Atendendo a que cada columbófilo inicia a época com 90 a 100 pombos, os custos com os animais começam a pesar cada vez mais no orçamento.
Inscrita na Associação Columbófila de Braga, a colectividade povoense participa também nas provas da federação. Em 2008, um dos columbófilos da Associação de Columbofilia da Póvoa de Lanhoso – a Escola Professor Gonçalo Sampaio foi campeã ao nível da colectividade e campeões internacionais inter-escolar, disputado em Mira e em 3.º lugar, no campeonato organizado na Alemanha, em Setembro de 2008, conseguindo também o segundo melhor pombo a nível mundial. (...)