PALESTRA E TESTEMUNHOS...

Auto-exame é decisivo
no cancro da mama

“Uma em doze mulheres morre de cancro da mama” alertou a enfermeira Rosa Maria, no início da palestra sobre o cancro da mama, que teve lugar no Salão Nobre do Hospital António Lopes, na Póvoa de Lanhoso, e que integrou o “Dia da Mulher”, realizado terça-feira, dia 26 de Maio.
A prevenção, nomeadamente o auto-exame da mama, continua a ser o factor decisivo na luta contra o cancro da mama, o qual deve ser feito de forma regular.
No dia destinado à mulher, falou-se de cancro, falou-se de prevenção, de luta e de sobrevivência, com o testemunho de duas mulheres – Maria Helena e Hermínia, que tiveram cancro da mama mas conseguiram vencer o flagelo e, actualmente, integram a “Vencer e Viver”, um grupo de voluntárias presentes no Hospital de S. Marcos, em Braga, que ajudam outras mulheres que se debatem com o mesmo problema vivido por elas.
Numa sessão orientada pela enfermeira Rosa Silva, foi dado a conhecer que “33% dos cancros em mulheres são cancros da mama e que anualmente aparecem 4500 novos casos”. “Temos que estar muito alerta e muito atentos, sobretudo para fazer este despiste”, referiu a enfermeira Rosa Silva, que deu ainda conta de um estudo realizado, em 2004, nos Estados Unidos da América, e que dava conta de que, em 216 mil casos detectados, 40 mil foram mortes. (...)