Associação de Turismo

Livro em braille... inédito

Viajando por um passado rico em lendas, costumes e tradições, o grupo de formandos do Curso de Educação e Formação de Adultos, Técnico (a) de Informação e Animação Turística, promovido pela ATPL – Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso, definiu para a sua actividade integradora o lema “Como promover a igualdade no acesso ao nosso património cultural: Lendas, Costumes e Tradições”.
Para além do levantamento histórico e patrimonial das freguesias de onde são naturais os seus elementos, o grupo reavivou memórias esquecidas, como lendas, e alguns costumes tradicionais, com o objectivo de alertar para a importância da preservação da nossa cultura para que o nosso ontem, possa também ser o nosso amanhã. Todo este trabalho culminou na elaboração de um livro que, tendo em conta a promoção da igualdade, foi também produzido em braille.
O grupo de formandos entendeu que estes exemplares deveriam ser oferecidos à Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga para uso dos seus utentes e à Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, para colocação na Biblioteca Municipal. Esta entrega realizou-se no dia 3 de Maio, quarta-feira, no Auditório da Casa da Botica.
O Curso Técnico(a) de Informação e Animação Turístico, promovido pela ATPL – Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso em parceria com a Gesmind, decorre desde Novembro de 2008 nas instalações da AADVDB – Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga.