No anfiteatro do Pontido


Escola EB 2,3 Gonçalo Sampaio
mostrou-se à comunidade

Numa cerimónia realizada no Anfiteatro do Pontido, na passada segunda-feira, à noite, a Escola EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio, da Póvoa de Lanhoso, deu a conhecer as inúmeras actividades, desportivas e não só, desenvolvidas pela comunidade escolar. O momento foi também aproveitado para a apresentação da Associação Desportiva e Recreativa Gonçalo Sampaio e para a homenagem aos atletas que mais se distinguiram nas diversas modalidades, assim como a todos quantos contribuíram para o sucesso alcançado pelas várias modalidades.
A comunidade escolar transpôs o portão da escola e trouxe ao Pontido o seu mundo, numa pequena mostra do trabalho que se faz ao longo do ano, das suas vivências e dos feitos alcançados nas mais diversas áreas.
“A Escola EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio pauta a sua vivência por princípios de abertura à comunidade. Uma escola aberta é aquilo que nós desejamos ser sempre e cada vez mais”, disse a presidente do Conselho Executivo, Luísa Monteiro Rodrigues Sousa Dias.
“A necessidade de reforçar a abertura da escola ao meio, através do estabelecimento de parcerias aos mais diversos níveis”, conforme referiu a presidente do Conselho Executivo, foi o motor para a criação da Associação Desportiva e Recreativa Gonçalo Sampaio, uma nova entidade que tem como finalidade contribuir para que a prática de actividades saudáveis seja cada vez mais procurada pelos jovens. A columbofilia, atletismo, cordas, badminton, escalada e ténis de mesa foram as actividades desportivas apresentadas, com algumas a alcançar resultados notáveis.
Mas nem tudo é desporto na Escola Gonçalo Sampaio. Os apresentadores de serviço – Professores Luísa Sousa Dias e António Benjamim, deram a conhecer à comunidade o trabalho desenvolvido pelo Clube da Floresta, o projecto Robótica, o Gabinete do Aluno, o Programa Educação para a Saúde (PES), os cursos EFA (Educação e Formação de Adultos) e o “Sempre a aprender”, um projecto que tenta combater as diferenças e fazer com que todos sejam iguais, constituído por actividades ocupacionais onde os alunos, depois de terem concluído o 9.º ano, permanecem na escola e desenvolvem inúmeras actividades, desenvolvendo competências que podem ajudar, um dia, à sua rápida integração na sociedade.
“Escola em Movimento” foi o nome da iniciativa trazida a público pela Gonçalo Sampaio, com o evento a contar com a animação pelo grupo de cordas e demonstração de saltos de trampolim. (...)