Garfe


Escuteiros: 13.º aniversário

A capela de Nossa Senhora do Monte, em Gondiães, na freguesia de Garfe, acolheu, no dia 7 de Junho, uma missa celebrada pelo padre Luís Fernandes que assinalou a passagem do 13.º aniversário do Corpo Nacional de Escutas daquela freguesia.
Apesar do mau tempo registado naquele fim-de-semana, que obrigou ao cancelamento do acampamento e respectivas actividades, a missa foi abençoada pelo bom tempo, o que levou muitos fiéis até ao cimo do Monte de Gondiães.
No dia do seu aniversário, o CNE de Garfe acolheu um novo elemento – Carina Manuela Alves Pinheiro, que prestou o seu juramento como lobita. No total, foram 21 as promessas realizadas, entre lobitos, exploradores, pioneiros e caminheiros. Actualmente, o CNE de Garfe conta com 86 elementos, entre jovens e crianças. No decurso da Eucaristia o Padre Luís Fernandes referiu que “o escutismo é uma escola de formação humana e cristã. Cabe-nos a nós continuar a olhar por esta semente lançada há 13 anos”. O Padre Luís Fernandes apresentou os parabéns a todos aqueles que estão no grupo desde a primeira hora, mas também àqueles que foram entrando ao longo dos anos, assim como a todos os que colaboraram com o agrupamento ao longo dos 13 anos. “Um escuteiro é também um cristão e deve ser um bom cristão. Não sejais apenas escuteiros de nome ou de farda”, desafiou o sacerdote.
As promessas, que originam mudanças nas várias secções, foram momentos de bastante emoção, com os jovens a prestar o seu juramento, recebendo os novos lenços benzidos pelo Padre Luís Peixoto e as novas boinas colocadas pelas madrinhas que acompanham o acto e deram a bênção aos seus afilhados.
“Quero servir para melhor viver a lei da alcateia…. E assim ser mais amiga de Jesus”, referiu a Carina Pinheiro, o novo elemento do CNE de Garfe, por ocasião do juramento.
Passo a passo, ano após ano, o CNE de Garfe vai construindo o seu caminho, nunca deixando de cumprir os mandamentos do escutismo. (...)