Iniciativa da Câmara e freguesia do concelho


Povoenses em passeio pelo Douro

Cerca de 2000 povoen-ses participaram nos dias 6, 8, 9, 14 e 15 de Junho nos passeios ao Douro, proporcionados pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e Juntas de Freguesia do concelho, a todos os povoenses reformados ou com mais de 60 anos.
Devido ao elevado número de participantes, as freguesias realizaram o passeio ao Douro ao longo de cinco dias, com o último dos passeios, segunda-feira, dia 15, a envolver as freguesias de Águas Santas, Moure, Ajude, Friande, Verim, Galegos, Covelas, Ferreiros, Rendufinho e Monsul.
Nos vários dias, a saída deu-se bem cedo, logo pelas 6h30, com os vários autocarros a reunir-se no Campo da Feira, na Póvoa de Lanhoso, e a partir em conjunto para um dia de alegria e muita animação.
Os povoenses que viajaram nos dias 6, 8 e 14 subiram o Douro em barco e a descida foi realizada de comboio. Nos passeios realizados nos dias 9 e 15 os participantes realizaram a subida de comboio e a descida de barco. Em todos eles, foi proporcionado um almoço a bordo da embarcação, assim como a visita à Quinta de S. Domingos, na Régua, onde os povoenses puderam apreciar o Vinho do Porto Castelinho.
Como já vem sendo hábito, Câmara Municipal e Juntas de Freguesia unem esforços para proporcionar belos momentos de convívio a todos os povoenses que ficaram deliciados com as belas paisagens que ladeiam o Rio Douro.
Ao longo do percurso, os vinhedos, que parecem desenhos a recortar a paisagem, deliciaram os presentes, com alguns deles a realizar o percurso pela primeira vez e a ficar encantados com as vistas proporcionadas pelo passeio ao longo do Douro.
No percurso entre a Régua e o Pocinho, os barcos passaram pelas barragens de Bagauste, Valeira e Pocinho, com a eclusa mais elevada a atingir os 32 metros, na Barragem da Valeira.
Para além do almoço, os povoenses viveram momentos de grande animação a bordo. No passeio realizado no dia 9 de Junho, e que envolveu as freguesias de Sobradelo da Goma, Oliveira, Lanhoso, Louredo e Taíde, a concertina marcou lugar e os participantes não deixaram de participar na dança, que só foi interrompida pela chuva que se fez sentir na última metade da viagem de barco. Para garantir a segurança e o rápido auxílio, a comitiva contou, naquele dia, com a presença de dois elementos dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.
Se para uns aquela foi a primeira viagem pelo Douro, para outros foi a repetição de anteriores passeios, mas a beleza do local continua a encantar e, aliada ao convívio, proporciona momentos inesquecíveis que ficarão guardados na memória de todos os participantes. (...)