Investimento de 30 milhões de euros


Valorizar é a aposta
do Ecoparque Braval

Os tempos são de mudança e a Braval prepara-se para entrar numa nova etapa no que concerne ao tratamento dos resíduos sólidos urbanos. Apostando na valorização dos re-síduos, a Braval prepara-se para se transformar no Ecoparque Braval, num investimento de cerca de 30 milhões de euros.
O anúncio desta nova fase da Braval realizou-se no dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, numa cerimónia que contou com a apresentação da nova imagem e dos novos projectos que integram o Ecoparque, e na qual marcaram presença os accionistas e elementos do conselho de administração.
“Volvidos doze anos surgiu um novo paradigma no conceito dos resíduos sólidos urbanos, o paradigma da valorização, e assim surgiu o Ecoparque Braval”, anunciou Pedro Machado, director-geral executivo.
Com este novo conceito de tratamento de resíduos, o aterro sanitário deixa de ser um principal pólo de atracção e a principal actividade da Braval, tal como explicou Pedro Machado, uma vez que o Ecoparque visa valorizar os resíduos a montante, nomeadamente nas valências de TMB (tratamento mecânico biológico) e CVO (central de valorização orgânica).
O Ecoparque Braval integrará uma central de valorização orgânica, valorização de biogás, biodiesel, REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e
Electrónicos fora de uso), ponto de recolha de pneus, resíduos hospitalares, triagem e ecocentro. Em funcionamento estão já as unidades de recolha de pneus, resíduos hospitalares, resíduos eléctricos e electrónicos. Relativamente ao biodiesel, o processo está em fase de experimen- tação, ao passo que o processo do biogás deverá estar concluído no final de Julho, momento em que será colocada energia na rede. Dentro em pouco, deverá avançar a Central de Valorização Orgânica.
“Só aquilo que não tem valor em termos de reciclagem e valorização vai para aterro. O aterro deixa de ser um personagem principal no filme para ser um mero figurante”, destacou Pedro Machado. (...)